Guedes diz ser simples governo Lula fazer superávit fiscal em 2023, sugerindo fim de desonerações
Guedes diz ser simples governo Lula fazer superávit fiscal em 2023, sugerindo fim de desonerações
Reuters
22/11/2022
Atualizada em 22/11/2022
BRASÍLIA (Reuters) - É relativamente simples o governo de Luiz Inácio Lula da Silva fazer um superávit fiscal em 2023, disse nesta terça-feira o Ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmando que isso será possível “se quiser acabar” com as desonerações --embora o atual governo não tenha conseguido efetivar esses cortes.
Segundo ele, com o corte das desonerações, o novo governo transformaria o déficit previsto de 0,4% do PIB para 2023 em um superávit de 0,4% do PIB.
O atual governo chegou a inserir em uma PEC a exigência de apresentação de um plano para rever as desonerações tributárias, mas essa reestruturação não chegou a avançar. No caso das desonerações setoriais, os benefícios foram renovados na atual gestão e ainda havia promessa de campanha de Jair Bolsonaro de estender a redução tributária ao setor de saúde.
Em apresentação para comentar dados fiscais, o ministro voltou a rebater o que classificou como falsas narrativas sobre o governo, afirmando que não há irresponsabilidade fiscal e apresentando dados positivos na área.
Guedes projetou ainda que o governo encerrará 2022 com uma dívida bruta de 74,3% do PIB. Em setembro, último dado disponível, o indicador estava em 77,1% do PIB. Segundo ele, o superávit do governo central poderá chegar a 0,4% do PIB este ano, contra projeção apresentada nesta terça-feira de 0,2%.
Reuters