Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Guizhou, na China, sofre com fortes chuvas e é atingida por enchentes pela segunda vez em uma semana

Guizhou, na China, sofre com fortes chuvas e é atingida por enchentes pela segunda vez em uma semana

Reuters

28/06/2025

Placeholder - loading - Equipes de resgate evacuam moradores afetados pela enchente em um barco em Rongjiang, Guizhou 24/06/2025 China Daily via REUTERS
Equipes de resgate evacuam moradores afetados pela enchente em um barco em Rongjiang, Guizhou 24/06/2025 China Daily via REUTERS

XANGAI (Reuters) - Chuvas fortes atingiram novamente a província de Guizhou, no sudoeste da China, neste sábado, submergindo parcialmente a cidade ribeirinha de Rongjiang, já atingida por enchentes, pela segunda vez nesta semana, e provocando a retirada dos residentes para áreas mais altas.

Localizada na confluência de três rios e com 300.000 habitantes, Rongjiang foi inundada no início desta semana por chuvas recordes que deixaram seis mortos e forçaram mais de 80.000 pessoas a deixar suas casas. O volume de chuva que caiu em 72 horas foi o dobro da média da cidade para junho.

Em resposta à nova rodada de enchentes, as autoridades elevaram o nível de resposta de emergência a enchentes da cidade para o nível mais alto neste sábado.

A estação hidrológica de referência em um dos rios estimou que o nível máximo de água atingiria 253,50 metros por volta das 17h (horário local), excedendo o limite de segurança em 2 metros, informou a emissora estatal CCTV.

Mais de 40.000 residentes em Rongjiang foram retirados com urgência a partir das 18h deste sábado, de acordo com a emissora estatal.

No início desta semana, o nível máximo de água atingiu 256,7 metros, o maior desde 1954, informou o governo da província de Guizhou em um comunicado à Reuters na sexta-feira, culpando 'o clima extremo' pelas inundações.

As enchentes no sudoeste da China devem afetar as economias locais.

Rongjiang foi removida da lista nacional de pobreza em 2020. Em seguida, teve um boom inesperado no turismo depois que uma liga de futebol local se tornou uma sensação nas mídias sociais, atraindo milhares de fãs e turistas. Na terça-feira, o campo de futebol estava até sete metros debaixo d'água.

A China tem lutado contra as enchentes de verão há milênios, mas alguns cientistas dizem que a mudança climática está resultando em chuvas mais fortes e mais frequentes. Segundo as autoridades chinesas, grandes inundações podem desencadear eventos imprevistos com consequências terríveis, como o colapso de barragens.

No sul da China, nos últimos dois dias, 13 grandes rios em Yunnan, Guizhou, Guangxi e Hainan foram atingidos por tempestades e subiram acima de seus níveis de alerta, informou a CCTV, citando o Ministério de Recursos Hídricos neste sábado.

(Reportagem das Redações de Xangai e Pequim)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.