Há espaço menor para cortes de juros no BCE, mas é preciso ser flexível, diz Panetta
Há espaço menor para cortes de juros no BCE, mas é preciso ser flexível, diz Panetta
Reuters
30/05/2025
ROMA (Reuters) - O Banco Central Europeu tem reduzido o espaço para novos cortes na taxa de juros, mas deve manter uma abordagem pragmática e flexível e tomar decisões futuras caso a caso, disse o membro do Conselho do BCE Fabio Panetta nesta sexta-feira.
Os membros do BCE voltarão a se reunir em 5 de junho, enquanto os mercados esperam que eles reduzam a taxa de depósito de 2,25% para 2%.
Isso marcaria o oitavo corte de juros em um ciclo de afrouxamento monetário que começou em junho do ano passado e reduziu a taxa de depósito de 4% para os atuais 2,25%, refletindo a diminuição das pressões inflacionárias e as preocupações com o fraco crescimento econômico.
'O espaço para novos cortes de juros tem diminuído naturalmente', disse Panetta, que também é presidente do banco central da Itália, em um discurso em Roma.
'Entretanto, as perspectivas econômicas continuam fracas e as tensões comerciais podem levar a uma deterioração', acrescentou.
'Será essencial manter uma abordagem pragmática e flexível, considerando as condições de liquidez e os sinais provenientes dos mercados financeiros e de crédito.'
Ao apresentar o relatório anual do banco central italiano, Panetta disse que o resultado das negociações comerciais entre a zona do euro e os Estados Unidos permanece incerto, mas que as tensões, de qualquer forma, terão um 'impacto significativo' sobre a economia.
(Por Valentina Za e Giuseppe Fonte)
Reuters