Homem acusado de ataque em trem no Reino Unido é indiciado por 11 tentativas de homicídio
Homem acusado de ataque em trem no Reino Unido é indiciado por 11 tentativas de homicídio
Reuters
03/11/2025
Por Sam Tabahriti
LONDRES (Reuters) - O britânico acusado de realizar um ataque com faca a bordo de um trem no sábado foi indiciado nesta segunda-feira por 11 tentativas de homicídio, incluindo um incidente separado ocorrido no mesmo dia em uma estação ferroviária no leste de Londres.
A polícia afirmou que também estava investigando se havia alguma ligação entre esses incidentes e um esfaqueamento ocorrido na cidade natal do suspeito, Peterborough, na noite anterior, bem como outros dois incidentes ocorridos naquela cidade.
Onze pessoas ficaram feridas no ataque com faca no trem com destino a Londres, incluindo um membro da tripulação que tentou impedir a ação, permanecendo hospitalizado nesta segunda-feira em estado crítico, porém estável.
Anthony Williams, de 32 anos, compareceu ao Tribunal de Magistrados de Peterborough nesta segunda-feira e foi mantido sob custódia até sua próxima audiência, marcada para 1º de dezembro. A promotoria o acusou de 11 tentativas de homicídio, uma agressão com lesão corporal e dois portes de arma branca.
Dez das acusações de tentativa de homicídio estavam ligadas ao ataque no trem, informou a Polícia de Transportes Britânica, enquanto a décima primeira estava relacionada ao incidente na estação de Londres.
A polícia descartou terrorismo e afirmou que o suspeito agiu sozinho. Os policiais disseram ainda que estão investigando se outros incidentes envolvendo um homem com uma faca em Peterborough, cidade localizada na rota do trem, a cerca de 160 km ao norte de Londres, estão relacionados.
'A Polícia de Transportes Britânica mantém a primazia na investigação geral, que incluirá esses três incidentes', afirmou a Polícia de Cambridgeshire em comunicado.
Na sexta-feira à noite, policiais atenderam a uma ocorrência de esfaqueamento de um jovem de 14 anos em Peterborough, que sofreu ferimentos leves, mas não conseguiram localizar o agressor. Um homem também apareceu com uma faca em uma barbearia na zona sul da cidade na sexta-feira à noite, e a polícia foi chamada ao mesmo local na manhã de sábado.
O Scunthorpe United, time da quinta divisão do futebol inglês, informou que seu jogador Jonathan Gjoshe foi uma das vítimas do ataque e permanece hospitalizado com ferimentos que não representam risco de vida.
A ministra dos Transportes, Heidi Alexander, afirmou na segunda-feira que o suspeito não era conhecido pelos serviços de segurança. Ela se recusou a comentar se ele era conhecido pelos serviços de saúde mental.
Cinco dos feridos já haviam recebido alta do hospital no final do domingo.
(Reportagem de Sam Tabahriti; texto de Sarah Young)
Reuters

