IBGE lança proposta para mapear áreas verdes urbanas no Brasil
Guarulhos (SP) e Palmas (TO) foram escolhidos como áreas-teste
Redação, com informações da Agência Brasil
08/09/2025
Uma proposta inédita para mapear áreas verdes urbanas no Brasil foi apresentada nesta segunda-feira (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Guarulhos (SP) e Palmas (TO) foram escolhidos como áreas-teste por serem regionalmente diferentes, tanto em termos de formação das cidades como de clima e vegetação.
A partir deste projeto piloto, a equipe da Diretoria de Geociências do IBGE pretende avaliar uma proposta metodológica que seja realizada futuramente em todo o território nacional, segundo a responsável técnica da pesquisa, Manuela Mendonça de Alvarenga.
Em Guarulhos, foram identificados 7.096,37 hectares de áreas verdes urbanas, o que representa 45% das áreas urbanizadas do município, levando em conta a área de 800 metros em torno do centro urbano. Considerando as áreas verdes intraurbanas, o tamanho é reduzido para 6.036,73 hectares e a proporção passa a ser de 38% das áreas urbanizadas da cidade.
Em Palmas, o total de áreas verdes urbanas identificado foi de 5.137 hectares, considerando a área de mapeamento com o entorno de 800 metros do centro urbano, o que representa 49,11% do total de áreas urbanizadas da cidade.
"O mapeamento foi proposto considerando a disponibilidade de insumos e a simplicidade de processamento, e, com isso, podemos chegar a um dado de qualidade para todo Brasil. Assim, a partir de uma primeira versão e de sua validação, o próprio mapeamento pode servir como entrada para treinar algoritmos de inteligência artificial, que poderão permitir uma atualização do mapeamento mais automatizada", explicou Manuela.
Redação, com informações da Agência Brasil