Incêndio em subestação no PR provoca apagão em vários estados brasileiros
Carga levou até 2h30 para ser totalmente restabelecida na região Sul
Redação, com informações da Agência Brasil
14/10/2025
Representantes do Ministério de Minas e Energia e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) terão uma reunião nesta terça-feira (14), às 11h, para discutir o apagão registrado durante a madrugada em vários estados do Brasil.
A informação foi confirmada pelo ministro Alexandre Silveira em entrevista ao programa Bom dia, Ministro, do CanalGov. “Não é falta de energia, é um problema na infraestrutura que transmite a energia”, disse ele.
O ONS explicou que, às 0h32, uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN) provocou a interrupção de cerca de 10 mil megawatts (MW) de carga, afetando os quatro subsistemas: Sul, Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e Norte. 

De acordo com a nota, houve um incêndio em um reator na Subestação de Bateias, no Paraná: “No momento, a Região Sul exportava cerca de 5 mil MW para o Sudeste/Centro-Oeste”.
Na Região Sul, houve perda de aproximadamente 1,6 mil MW de carga; no Nordeste, de 1,9 mil MW; no Norte, de 1,6 mil MW; e no Sudeste, de 4,8 mil MW.
“O retorno dos equipamentos e a recomposição das cargas se deu de maneira segura, logo nos primeiros minutos, sendo que, em até uma hora e meia, todas as cargas das regiões Norte, Nordeste, Sudeste/Centro-Oeste foram restabelecidas. As cargas da Região Sul foram recompostas totalmente por volta de duas horas e meia após a ocorrência", detalhou o ONS.
Redação, com informações da Agência Brasil

