Instagram anuncia classificação indicativa para contas de adolescentes
Rede social terá como base o sistema adotado pela indústria cinematográfica
Redação
15/10/2025
A Meta, controladora do Instagram, anunciou nesta terça-feira (14) que as contas de adolescentes passarão a ser orientadas, por padrão, pelo sistema de classificação indicativa adotado na indústria cinematográfica.
“Isso significa que adolescentes verão, no Instagram, conteúdos semelhantes aos que veriam em um filme recomendado para 13 anos, de acordo com o Parental Guidance Suggested (PG), sistema de classificação indicativa criado pela Motion Picture Association (MPA), associação comercial que representa estúdios de cinema e TV nos Estados Unidos”, explica o comunicado.
Com isso, usuários menores de idade serão automaticamente incluídos em uma configuração que apresenta conteúdos para 13 anos ou mais, e não poderão modificá-la sem a permissão dos pais.
A empresa ponderou que, assim como um filme PG-13 pode conter conteúdo sugestivo ou linguagem forte, os adolescentes poderão ver algo assim no Instagram, ocasionalmente: “Reconhecemos que nenhum sistema é perfeito e estamos comprometidos em melhorar continuamente. Esperamos que essa atualização tranquilize os pais de que seus filhos verão, por padrão, conteúdos seguros e apropriados para a idade no Instagram”.
O novo sistema já começou a ser implementado nos Estados Unidos, no Reino Unido, na Austrália e no Canadá, onde estará totalmente disponível até o fim deste ano. O lançamento mundial está previsto para 2026. A Meta afirmou que também está trabalhando em proteções adicionais para adolescentes no Facebook.
Redação

