Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Intel está no caminho para alcançar US$1 bi em vendas de softwares até o final de 2027, diz executivo

Intel está no caminho para alcançar US$1 bi em vendas de softwares até o final de 2027, diz executivo

Reuters

12/07/2024

Placeholder - loading - Ilustração com o logo da Intel 08/01/2024 REUTERS/Dado Ruvic
Ilustração com o logo da Intel 08/01/2024 REUTERS/Dado Ruvic

Por Fanny Potkin

CINGAPURA (Reuters) - A investida da Intel no segmento de softwares está indo bem e a empresa poderá ter uma receita acumulada nesse segmento de 1 bilhão de dólares até o final de 2027, disse o diretor de tecnologia da companhia, Greg Lavender.

A Intel faturou mais de 100 milhões de dólares em receitas de software em 2021, ano em que Lavender foi contratado da empresa de computação em nuvem VMware pelo presidente-executivo da Intel, Pat Gelsinger, para orientar a estratégia de software da fabricante de chips. Desde então, a Intel comprou três empresas de software.

'Tenho a meta de chegar a 1 bilhão de dólares em receita de software e assinaturas de nuvem para desenvolvedores', disse ele à Reuters. 'Acho que estou no caminho certo para atingir essa meta até o final de 2027...talvez antes.'

A Intel, que gerou receitas de 54 bilhões de dólares em 2023, oferece uma gama de serviços e ferramentas de software, que vão desde computação em nuvem até inteligência artificial.

Lavender disse que sua estratégia é focar na prestação de serviços em inteligência artificial (IA), desempenho e segurança; e que a empresa tem investido nas três áreas.

Separadamente, ele disse que a Intel está vendo 'muita demanda' por seu próximo chip Gaudi 3, que ele acredita que pode ajudar a empresa a ocupar o segundo lugar no mercado de chips de IA.

Os processadores de IA da Intel e da Advanced Micro Devices até agora não fizeram muito progresso para diminuir o domínio da líder de mercado Nvidia, que controlava cerca de 83% do mercado de chips para data centers em 2023.

Lavender disse que a Intel está apoiando iniciativas de código aberto que buscam construir softwares e ferramentas que serão capazes de alimentar uma ampla gama de chips de IA e espera mais avanços nos próximos meses.

Parte do sucesso da Nvidia está ligada ao seu software CUDA, que mantém os desenvolvedores vinculados aos chips da Nvidia. O regulador antitruste da França deve acusar a Nvidia por suspeita de comportamento anticompetitivo, disseram fontes. O órgão fiscalizador expressou preocupações sobre a dependência do setor de IA generativa do CUDA.

A Intel faz parte da Fundação UXL, um consórcio de empresas de tecnologia que desenvolve um projeto de código aberto que visa fazer o código de computador rodar em qualquer máquina, independentemente do chip e do hardware que o alimenta.

Outros membros incluem Qualcomm , Samsung Electronics e Arm Holdings.

Lavender acrescentou que a Intel está contribuindo para o Triton, uma iniciativa liderada pela OpenAI para construir uma linguagem de programação de código aberto projetada para melhorar a eficiência do código em chips de IA. A AMD e a Meta também apoiam o projeto.

O Triton já está rodando nas unidades de processamento gráfico existentes da Intel e trabalhará na próxima geração de chips de IA da empresa. “O Triton vai nivelar o campo de jogo”, disse o executivo.

(Por Fanny Potkin em Cingapura, com reportagem adicional de Max Cherney em San Francisco)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.