Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Irã alerta ONU sobre ameaça de uso de força de Trump e diz que se defenderá

Placeholder - loading - FILE PHOTO: Permanent Representative of Iran to the United Nations, Amir Saeid Iravani, speaks during a meeting of the Council on Syria at U.N. headquarters in New York City, U.S., December 3, 2024. R
FILE PHOTO: Permanent Representative of Iran to the United Nations, Amir Saeid Iravani, speaks during a meeting of the Council on Syria at U.N. headquarters in New York City, U.S., December 3, 2024. R

Publicada em  

Por Michelle Nichols

NAÇÕES UNIDAS (Reuters) - O Irã alertou a ONU nesta terça-feira para o que descreveu como “declarações imprudentes e inflamatórias” do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçando o uso de força, e avisou que “qualquer ato de agressão terá severas consequências”.

Em uma carta ao Conselho de Segurança vista pela Reuters, o embaixador iraniano na ONU, Amir Saeid Iravani, fez referência a comentários de Trump em uma entrevista ao jornal New York Post e à emissora Fox News, nos quais ele falou que prefere fazer um acordo para impedir que Teerã tenha uma arma nuclear do que bombardear o país.

“Essas declarações imprudentes e inflamatórias violam flagrantemente as leis internacionais e a Carta da ONU”, escreveu Iravani, ao conselho com 15 membros.

“A República Islâmica do Irã alerta que qualquer ato de agressão terá severas consequências, pelas quais os EUA terão total responsabilidade”, disse. “O Irã defenderá de maneira resoluta a sua soberania, sua integridade territorial e seus interesses nacionais contra qualquer ação hostil.”

Na semana passada, Trump restaurou sua campanha de “pressão máxima” sobre o Irã, que inclui tentativas de zerar suas exportações de petróleo para impedir que Teerã obtenha uma arma nuclear. Ele também disse que está aberto a um acordo e expressou disposição de conversar com o presidente do Irã, Masoud Pezeshkian.

Na segunda-feira, Pezeshkian questionou a sinceridade dos Estados Unidos, enquanto Iravani escreveu em sua carta que a política norte-americana “reforça medidas coercitivas, ilegais e unilaterais e intensifica a hostilidade contra o Irã”.

Iravani pediu que o Conselho de Segurança da ONU condenasse a “retórica descarada” de Trump.

O Irã nega que deseje desenvolver uma arma nuclear. No entanto, está “dramaticamente” acelerando o enriquecimento de urânio a até 60% de pureza, próximo ao patamar de 90% de grau de armamento, disse o chefe do órgão de supervisão nuclear da ONU à Reuters em dezembro.

(Reportagem de Michelle Nichols)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. ira alerta onu sobre ameaca …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.