Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Irã diz estar pronto para negociações se EUA se desculparem por retirada de pacto nuclear

Irã diz estar pronto para negociações se EUA se desculparem por retirada de pacto nuclear

Reuters

24/06/2020

Placeholder - loading - Presidente do Irã, Hassan Rouhani, em Nova York 26/09/2019 REUTERS/Brendan Mcdermid
Presidente do Irã, Hassan Rouhani, em Nova York 26/09/2019 REUTERS/Brendan Mcdermid

DUBAI (Reuters) - O Irã estaria aberto a negociações com os Estados Unidos se o governo norte-americano se desculpar pela saída de um acordo nuclear de 2015 e compensar Teerã, disse o presidente iraniano, Hassan Rouhani, nesta quarta-feira, alertando que os pedidos dos EUA para conversas não são sinceros.

O confronto entre as nações rivais se agravou desde 2018, quando o presidente dos EUA, Donald Trump, retirou-se do acordo nuclear do Irã, estabelecido em 2015 com as principais potências mundiais, e reimpôs sanções que prejudicaram a economia iraniana.

A nação do Oriente Médio se recusou a ter qualquer negociação com os EUA, que estão tentando forçar Teerã a negociar um novo acordo, a menos que Washington suspenda as sanções e retorne ao acordo original.

Em um tuíte no início de junho, Trump repetiu o apelo por um novo acordo com Teerã com o objetivo de estabelecer limites mais estritos às atividades nucleares do Irã, restringir o programa iraniano de mísseis balísticos e encerrar as décadas de guerras regionais.

'Não temos problemas com as negociações com os EUA, mas apenas se Washington cumprir suas obrigações sob o acordo nuclear, pedir desculpas e compensar Teerã por sua retirada do acordo de 2015', disse Rouhani em um discurso televisionado.

'Mas sabemos que esses pedidos de diálogo com Teerã são apenas palavras e mentiras', acrescentou.

Em retaliação à política de 'pressão máxima' de Washington, o Irã reduziu gradualmente seus compromissos nucleares, um processo que alega ser reversível se os participantes europeus no pacto cumprirem suas promessas de proteger a economia iraniana das sanções norte-americanas.

'Os europeus não cumpriram suas promessas. Eles devem cumprir suas obrigações', afirmou Rouhani.

O líder também criticou uma resolução da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) aprovada na sexta-feira que pedia ao Irã que parasse de negar à agência o acesso a dois locais suspeitos de hospedar material nuclear não declarado ou vestígios dele e que cooperasse totalmente com o órgão.

'O Irã está pronto para cooperar com a AIEA nos termos da lei', afirmou.

(Por Parisa Hafezi)

((Tradução Redação Rio de Janeiro, +5521 2223 7141)) REUTERS DM ES

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.