Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Irã diz que continuará negociações com AIEA após restringir acesso

Irã diz que continuará negociações com AIEA após restringir acesso

Reuters

18/08/2025

Placeholder - loading - llustração com logo da AIEA e bandeira do Irã  16/6/2025   REUTERS/Dado Ruvic
llustração com logo da AIEA e bandeira do Irã 16/6/2025 REUTERS/Dado Ruvic

DUBAI (Reuters) - O Irã continuará as negociações com o órgão de vigilância nuclear da ONU e os dois lados provavelmente terão outra rodada de conversas nos próximos dias, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Esmaeil Baghaei, à mídia estatal na segunda-feira.

Inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) não têm conseguido acessar as instalações nucleares do Irã desde que Israel e os EUA as bombardearam durante uma guerra de 12 dias em junho, apesar de o chefe da AIEA, Rafael Grossi, ter declarado que as inspeções continuam sendo sua principal prioridade.

'Tivemos negociações (com a AIEA) na semana passada. Essas negociações continuarão e haverá outra rodada de negociações entre o Irã e a agência provavelmente nos próximos dias', disse Baghaei.

Teerã acusou a AIEA de preparar o caminho para os ataques de Israel e dos EUA com um relatório em 31 de maio que levou o Conselho de Governadores da AIEA, composto por 35 países, a declarar que o Irã violou suas obrigações de não proliferação.

A República Islâmica há muito tempo nega as suspeitas ocidentais de um esforço secreto para desenvolver a capacidade de armas nucleares, dizendo que continua comprometida com o Tratado de Não Proliferação que determina o uso pacífico da energia atômica para os signatários.

'O nível de nossas relações (com a AIEA) mudou após os eventos que ocorreram, não negamos isso. No entanto, nossas relações... continuam diretas', declarou Baghaei durante uma coletiva de imprensa semanal televisionada.

No mês passado, o Irã promulgou uma lei aprovada pelo Parlamento suspendendo a cooperação com a AIEA. A lei estipula que qualquer inspeção futura das instalações nucleares iranianas precisa da aprovação do Conselho Supremo de Segurança Nacional de Teerã.

(Reportagem de Elwely Elwelly)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.