Banner A1 Ads - Hero Banner
Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Irã está preparado para negociações “justas” com EUA, mas não sobre capacidades de defesa, diz chanceler

Irã está preparado para negociações “justas” com EUA, mas não sobre capacidades de defesa, diz chanceler

Reuters

30/01/2026

Placeholder - loading - Chanceler iraniano Abbas Araqchi em Istambul  30/1/2026    REUTERS/Dilara Senkaya
Chanceler iraniano Abbas Araqchi em Istambul 30/1/2026 REUTERS/Dilara Senkaya

ISTAMBUL, 30 Jan (Reuters) - O Irã está ⁠preparado para retomar as negociações com os Estados Unidos, mas elas devem ser justas e não incluir as capacidades de defesa do Irã, disse o chefe da diplomacia iraniana na sexta-feira, enquanto potências regionais trabalham para evitar um conflito militar entre os dois inimigos.

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou na quinta-feira que planeja ​conversar com o Irã, mesmo ⁠com ⁠os EUA enviando outro navio de guerra ao Oriente Médio e o chefe do Pentágono afirmando que as Forças Armadas estariam prontas para cumprir qualquer decisão do presidente.

Uma das principais exigências dos ‌EUA para retomar as negociações com o Irã ​é a redução de seu ‌programa de mísseis, ​disse ​uma autoridade de alto escalão do Irã à Reuters na semana passada. O Irã rejeita essa exigência.

“Se as negociações ​forem justas e equitativas, o Irã está pronto para participar dessas conversações”, declarou o ministro das Relações Exteriores, Abbas Araqchi, em uma coletiva de imprensa com seu homólogo turco em Istambul.

Araqchi disse que nenhuma negociação entre Teerã e Washington está prevista no momento.

Aliados regionais, incluindo Turquia, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita, têm se empenhado em esforços diplomáticos para evitar um confronto militar entre Washington e Teerã.

Em resposta às ⁠ameaças de ação militar dos EUA, Araqchi disse que Teerã ‌está pronta para negociações ⁠ou guerra.

Araqchi, que descreveu suas conversas com Hakan Fidan como “boas e úteis”, também disse que Teerã ‍está pronta para se envolver com os países da região para promover ​a ‌estabilidade e a paz.

(Reportagem de Parisa Hafezi e Jonathan Spicer)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.