Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Israel tem número recorde de planos de assentamentos na Cisjordânia em 2023, diz órgão

Israel tem número recorde de planos de assentamentos na Cisjordânia em 2023, diz órgão

Reuters

13/07/2023

Placeholder - loading - Vista aérea do assentamento judaico de Maale Adumim na Cisjordânia ocupada  por Israel 25/6/2023 REUTERS/Ilan Rosenberg
Vista aérea do assentamento judaico de Maale Adumim na Cisjordânia ocupada por Israel 25/6/2023 REUTERS/Ilan Rosenberg

Por Henriette Chacar

JERUSALÉM (Reuters) - O governo nacionalista religioso do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, promoveu um número recorde de unidades habitacionais em assentamentos na Cisjordânia ocupada em seus primeiros seis meses, disse o órgão israelense antiassentamentos Peace Now nesta quinta-feira.

A maioria dos países considera ilegais os assentamentos judaicos construídos em terras ocupadas por Israel na guerra de 1967 no Oriente Médio, e sua expansão contínua está há décadas entre as questões mais controversas entre Israel, os palestinos e a comunidade internacional.

Desde janeiro, Israel avançou com 12.855 unidades habitacionais para colonos em toda a Cisjordânia, disse o Peace Now -- o número mais alto registrado pelo grupo desde que começou a rastrear essa atividade em 2012.

'Nos últimos seis meses, o único setor que Israel promoveu vigorosamente foi o empreendimento de assentamentos', afirmou a organização em um comunicado.

Os líderes palestinos têm procurado estabelecer um Estado independente na Cisjordânia e em Gaza, com Jerusalém Oriental como sua capital. Eles dizem que os assentamentos separam as comunidades palestinas umas das outras e minam as esperanças de um Estado viável.

Os Estados Unidos, importante aliado de Israel e um mediador das negociações de Estado que estão paralisadas desde 2014, expressaram repetidamente sua objeção à expansão contínua dos assentamentos de Israel.

De acordo com as Nações Unidas, cerca de 700 mil colonos vivem em 279 assentamentos em toda a Cisjordânia e em Jerusalém Oriental, contra 520 mil em 2012. Mais de 3 milhões de palestinos que vivem na mesma área estão sujeitos ao regime militar israelense que alguns grupos de direitos humanos dizem representar um apartheid.

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.