Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Itamaraty expressa preocupação com tensões no Oriente Médio e condena ação dos EUA no Irã

Itamaraty expressa preocupação com tensões no Oriente Médio e condena ação dos EUA no Irã

Reuters

22/06/2025

Placeholder - loading - Destruição causada por ataque israelense à sede da emissora estatal iraniana em Teerã 19/06/2025 Majid Asgaripour/WANA (West Asia News Agency) via REUTERS
Destruição causada por ataque israelense à sede da emissora estatal iraniana em Teerã 19/06/2025 Majid Asgaripour/WANA (West Asia News Agency) via REUTERS

BRASÍLIA (Reuters) - O governo brasileiro expressou grave preocupação com a escalada das tensões no Oriente Médio e condenou ataques militares dos Estados Unidos e Israel contra instalações nucleares no Irã, disse o Ministério das Relações Exteriores neste domingo.

'Qualquer ataque armado a instalações nucleares representa flagrante transgressão da Carta das Nações Unidas e de normas da Agência Internacional de Energia Atômica', disse o ministério em nota.

'Ações armadas contra instalações nucleares representam uma grave ameaça à vida e à saúde de populações civis, ao expô-las ao risco de contaminação radioativa e a desastres ambientais de larga escala,' acrescentou.

O ministério reiterou a posição histórica do governo brasileiro em favor do uso exclusivo da energia nuclear para fins pacíficos, rejeitando 'com firmeza' qualquer forma de proliferação nuclear, principalmente em regiões marcadas por instabilidade geopolítica, como o Oriente Médio.

A nota também repudiou ataques recíprocos contra áreas densamente povoadas e ressaltou a urgente necessidade de negociações de paz e uma solução diplomática para o conflito.

'As consequências negativas da atual escalada militar podem gerar danos irreversíveis para a paz e a estabilidade na região e no mundo e para o regime de não proliferação e desarmamento nuclear.'

Os EUA atacaram instalações nucleares iranianas no sábado após mais de uma semana de conflitos entre Irã e Israel, que argumenta que Teerã não pode desenvolver armas nucleares. O Irã, no entanto, afirma que seu programa nuclear tem fins pacíficos.

(Por Victor Borges)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.