Japão pode ter táxis voadores elétricos já em 2027
Companhia aérea japonesa e startup americana anunciaram parceria
Redação
07/08/2025
A companhia aérea ANA Holdings, do Japão, planeja começar a operar táxis voadores elétricos no país já em 2027, de acordo com informações da Agence France-Presse (AFP). Em uma parceria com a startup norte-americana Joby Aviation anunciada na terça-feira (5), a empresa pretende produzir mais de 100 aeronaves. O serviço deve ser implementado gradualmente nos próximos anos e chegar primeiro na capital Tóquio.
"O serviço de táxi aéreo contribuirá diretamente para resolver as dificuldades de transporte urbano no Japão e fornecerá um novo meio de transporte eficiente", disse Koji Shibata, presidente e CEO da ANA HD.
A aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL) da Joby decola como um helicóptero e voa para a frente como um avião, com impacto acústico mínimo e zero emissões operacionais. O veículo tem capacidade para transportar um piloto e até quatro passageiros a velocidades de até 320 km/h.
A promessa é reduzir o tempo das viagens de carro de uma hora para minutos, aliviando o congestionamento urbano, o ruído e a poluição do ar nas comunidades.
A ANAHD e a Joby também se preparam para acelerar o desenvolvimento do ecossistema necessário para a modalidade de transporte em todo o Japão, incluindo uma rede de vertiportos, programas de treinamento de pilotos e suporte à manutenção de aeronaves.
A Joby apresentará seu eVTOL, com pintura especial da ANA, em voos de demonstração entre 1 e 13 de outubro, na EXPO 2025 Osaka. As operações pilotadas ocorrerão no local da Expo, na parte oeste da cidade de Osaka.
Redação