Jeffries encerra suspense e apoia Mamdani na disputa pela prefeitura de Nova York
Jeffries encerra suspense e apoia Mamdani na disputa pela prefeitura de Nova York
Reuters
24/10/2025
Por Richard Cowan
WASHINGTON (Reuters) - O deputado Hakeem Jeffries, de Nova York, um dos principais democratas eleitos no Congresso dos Estados Unidos, apoiou nesta sexta-feira Zohran Mamdani na disputa pela prefeitura da cidade de Nova York, quatro meses depois que o deputado estadual ganhou a indicação do Partido Democrata.
A longa demora do líder democrata da Câmara em abraçar o autodenominado socialista democrático de 33 anos ocorreu depois de um fluxo constante de perguntas de jornalistas sobre se ele apoiaria Mamdani, e enquanto os republicanos continuam afirmando que os democratas são de extrema-esquerda demais para a nação.
'Respeito profundamente a vontade dos eleitores das primárias e dos jovens que foram inspirados a participar do processo eleitoral', disse Jeffries em um comunicado. 'Zohran Mamdani tem se concentrado incansavelmente no enfrentamento da crise de acessibilidade econômica e se comprometeu explicitamente a ser um prefeito para todos os nova-iorquinos', disse ele.
O distrito congressional de Jeffries no Brooklyn faz parte da cidade de Nova York.
Seu endosso a Mamdani -- que chocou os observadores políticos em 24 de junho com uma vitória convincente nas primárias para prefeito -- ocorre apenas 11 dias antes da eleição geral da cidade em 4 de novembro.
Até o momento, o líder democrata do Senado, Chuck Schumer, também de Nova York, não anunciou seu apoio à candidatura a prefeito.
Mamdani está concorrendo contra um grupo de candidatos que inclui o ex-governador democrata Andrew Cuomo, que se opôs a ele nas primárias democratas e agora está concorrendo como independente.
O presidente republicano Donald Trump chamou Mamdani de 'comunista' e deu a entender que poderia enviar a Guarda Nacional para Nova York se ele se tornasse prefeito.
Os republicanos no Congresso dos EUA, que está profundamente dividido, seguiram o exemplo de Trump e usaram termos como 'comunistas', 'socialistas' e 'marxistas' em uma tentativa de pintar os democratas como fora de sintonia com o eleitorado nacional.
A eleição do próximo mês na cidade de Nova York, juntamente com as eleições para governadores na Virgínia e em Nova Jersey, estão sendo observadas de perto como possíveis indicadores das perspectivas de cada partido em 2026.
As eleições de meio de mandato no ano que vem determinarão se os republicanos manterão suas maiorias apertadas na Câmara e no Senado, com muitas disputas já se delineando.
Jeffries disse que Mamdani se comprometeu a fazer da segurança pública da grande comunidade judaica de Nova York uma prioridade em meio a 'um aumento surpreendente de incidentes antissemitas'. Os progressistas e os moderados do Partido Democrata têm frequentemente discordado da política dos EUA em relação a Israel e sua campanha de bombardeio maciço de Gaza durante um período de dois anos, desencadeada por um ataque do Hamas dentro de Israel.
Na quinta-feira, o prefeito de Nova York, Eric Adams, que não está concorrendo à reeleição, apoiou Cuomo em um movimento visto como uma tentativa de enfraquecer Mamdani.
Reuters

