Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Jimmy Carter trabalhou incansavelmente pela paz e pela democracia, diz comitê do Nobel

Jimmy Carter trabalhou incansavelmente pela paz e pela democracia, diz comitê do Nobel

Reuters

30/12/2024

Placeholder - loading - Ex-presidente dos EUA Jimmy Carter recebe o Prêmio Nobel da Paz do então presidente do comitê da premiação, Gunar Berge  10/12/2002 REUTERS/POOL/Bjoern Sigurdson OWE/WS/Foto de arquivo
Ex-presidente dos EUA Jimmy Carter recebe o Prêmio Nobel da Paz do então presidente do comitê da premiação, Gunar Berge 10/12/2002 REUTERS/POOL/Bjoern Sigurdson OWE/WS/Foto de arquivo

OSLO (Reuters) - O ex-presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter deve ser elogiado por suas 'décadas de esforços incansáveis' para encontrar soluções pacíficas para conflitos internacionais e para promover a democracia e os direitos humanos, disse o órgão que concede o Prêmio Nobel da Paz nesta segunda-feira.

Carter, presidente dos Estados Unidos de 1977 a 1981, morreu no último domingo aos 100 anos.

O Comitê Norueguês do Nobel geralmente se abstém de comentar as mortes de vencedores do Prêmio Nobel da Paz. A última vez que o fez foi em 2017, quando o dissidente chinês Liu Xiaobo morreu na prisão.

O comitê reiterou seu elogio a Carter nesta segunda-feira, lembrando as referências feitas ao líder norte-americano quando ele recebeu o prêmio em 2002.

'Com a morte do ex-presidente dos EUA Jimmy Carter, o Comitê Norueguês do Nobel gostaria de repetir seu elogio por suas 'décadas de esforço incansável para encontrar soluções pacíficas para conflitos internacionais, para promover a democracia e os direitos humanos e para promover o desenvolvimento econômico e social'', disse o comitê, à Reuters.

E acrescentou: 'No início deste outono, o Comitê teve o prazer de parabenizá-lo por seu 100º aniversário, afirmando que seu trabalho em prol da paz, da democracia e dos direitos humanos será lembrado por mais 100 anos ou mais'.

(Reportagem de Gwladys Fouche)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.