Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Juiz prorroga proibição do uso de lei de tempo de guerra por Trump para deportações

Juiz prorroga proibição do uso de lei de tempo de guerra por Trump para deportações

Reuters

28/03/2025

Placeholder - loading - Migrantes venezuelanos chegam em voo após serem deportados dos Estados Unidos, em Caracas 28/03/2025 REUTERS/Leonardo Fernandez Viloria
Migrantes venezuelanos chegam em voo após serem deportados dos Estados Unidos, em Caracas 28/03/2025 REUTERS/Leonardo Fernandez Viloria

Por Ted Hesson

WASHINGTON - Um juiz federal dos Estados Unidos prorrogou nesta sexta-feira a suspensão temporária do uso pelo presidente Donald Trump de uma lei de guerra de 200 anos atrás para expulsar supostos membros de gangues venezuelanas, o que representa um revés para a iniciativa do republicano de acelerar as deportações.

A ordem de restrição temporária do juiz distrital dos EUA James Boasberg suspende, até 12 de abril, o uso por Trump da Lei de Inimigos Estrangeiros de 1798, enquanto o litígio se desenrola. Boasberg havia emitido um congelamento de duas semanas sobre o uso da lei durante uma audiência de emergência em 15 de março, após Trump invocar a lei.

A American Civil Liberties Union (ACLU) contestou o uso da lei por Trump para deportar rapidamente supostos membros da gangue Tren de Aragua para El Salvador. A ACLU argumenta que a lei nega aos migrantes o devido processo legal para contestar as alegações de participação em gangues.

O governo Trump alega que a gangue, classificada como uma organização terrorista em fevereiro, conduziu uma 'guerra irregular' nos EUA e que a entrada de membros nos EUA equivale a uma invasão que justifica o uso da lei.

A Lei de Inimigos Estrangeiros foi usada três vezes na história dos EUA: durante a Guerra de 1812, durante a Primeira Guerra Mundial e durante a Segunda Guerra Mundial, quando foi utilizada para internar e deportar imigrantes japoneses, italianos e alemães.

Na quarta-feira, o Tribunal de Apelações do Circuito dos EUA para o Circuito de D.C. manteve a suspensão inicial de Boasberg do uso da lei por Trump, com um juiz nomeado por Trump discordando em uma decisão por 2 a 1.

Nesta sexta-feira, o governo Trump pediu à Suprema Corte que encerre a suspensão de Boasberg.

(Reportagem de Ted Hesson)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.