Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Juíza de Montana dá vitória histórica a grupo de jovens em caso sobre mudanças climáticas

Juíza de Montana dá vitória histórica a grupo de jovens em caso sobre mudanças climáticas

Reuters

14/08/2023

Placeholder - loading - Vista de uma extensão de gasoduto da Denbury Inc que se conecta a uma estação de bombeamento, em Montana 2021 Denbury/Divulgação via REUTERS
Vista de uma extensão de gasoduto da Denbury Inc que se conecta a uma estação de bombeamento, em Montana 2021 Denbury/Divulgação via REUTERS

Por Clark Mindock

(Reuters) - Uma juíza decidiu nesta segunda-feira que o Estado de Montana, nos Estados Unidos, está violando o direito dos jovens com políticas que proíbem o governo de considerar os efeitos das mudanças climáticas nas revisão das práticas extrativistas do carvão, do gás natural e de outros projetos relacionados a combustíveis fósseis.

A decisão da magistrada Kathy Seeley, de Helena, é uma grande vitória para a primeira ação penal relacionada ao clima e promovida por jovens a ser julgada no país. Espera-se que esse caso abra precedentes para outros que estão por vir.

Na ação, 16 pessoas com idades entre 2 e 18 anos processaram o Estado de Montana em 2020, alegando que a autorização do governo para projetos de produção de carvão e de gás natural agravaram a crise climática, apesar de uma emenda de 1972 presente na Constituição de Montana exigir que a região proteja o meio ambiente.

Em junho, os jovens argumentaram na corte que, apesar de sua população relativamente pequena, Montana é responsável por uma emissão desproporcional dos gases causadores do efeito estufa. O Estado é um grande produtor de carvão, petróleo e gás, e também abriga oleodutos e outras estruturas para escoar a produção.

O Estado argumentou que a política climática não deve ser estabelecida pelos tribunais e que os jovens não provaram que a crise global pudesse ser atribuída às emissões de Montana, consideradas pequenas pelas autoridades locais.

Um porta-voz da procuradoria-geral de Montana chamou a decisão de “absurda” e Seeley de “juíza ideológica que se curvou para permitir que o caso avançasse”. O Estado vai recorrer da decisão.

Julia Olson, advogada da Our Children's Trust, que representa as crianças e adolescentes, classificou a decisão como “uma grande vitória para Montana” e disse que sentenças parecidas podem ocorrer em outros Estados.

(Reportagem de Clark Mindock)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.