Justiça de SP marca para 28 de abril nova sessão sobre disputa em torno da Eldorado Celulose
Justiça de SP marca para 28 de abril nova sessão sobre disputa em torno da Eldorado Celulose
Reuters
13/04/2023
Atualizada em 13/04/2023
Por Alberto Alerigi Jr.
SÃO PAULO (Reuters) - O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) marcou para 28 de abril nova sessão sobre a disputa societária entre a Paper Excellence e o grupo brasileiro J&F sobre a Eldorado Celulose, segundo informações das companhias.
O relator do caso, desembargador José Carlos da Costa Netto, pediu na véspera um adiamento da conclusão de disputa sobre conflito de competência por mais três semanas, mas o presidente do grupo especial que analisa o caso, desembargador Alberto de Oliveira Andrade Neto, marcou a data da sessão para daqui duas semanas.
A J&F vendeu a Eldorado Celulose, uma das maiores produtores da commodity no país para a Paper Excellence em 2017 por 15 bilhões de reais, mas desde então a companhia europeia não conseguiu assegurar o controle sobre a fábrica brasileira em meio a questionamentos levantados pelo grupo dos irmãos Joesley e Wesley Batista.
Uma arbitragem foi vencida pela Paper Excellence em 2021, mas a J&F recorreu à Justiça, em que acabou perdendo em primeira instância e o caso está agora na segunda instância.
Em comunicado, a J&F afirmou que TJ-SP adiou 'unicamente a decisão sobre qual desembargador deve ser o relator do processo. Essa dúvida só persiste porque a Paper Excellence recorreu contra o relator definido pelo TJ-SP, retardando o andamento do processo. O mérito do caso ainda não foi pautado para julgamento'.
A Reuters procurou o TJ-SP, mas o tribunal informou apenas que o caso corre em segredo de Justiça.
Já para a Paper Excellence, a decisão da véspera poderia destravar a transferência da Eldorado para a companhia.
'Em dezembro do ano passado, a Paper Excellence desistiu de um recurso e aguarda a simples homologação da desistência para que o caso tenha um desfecho', afirmou a companhia em comunicado à imprensa.
Reuters