Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Kim Jong Un e Putin trocam cartas prometendo laços mais fortes entre Coreia do Norte e Rússia

Kim Jong Un e Putin trocam cartas prometendo laços mais fortes entre Coreia do Norte e Rússia

Reuters

15/08/2023

Placeholder - loading - Kim Jong Un e Vladimir Putin em Vladivostok  25/4/2019   KCNA via REUTERS
Kim Jong Un e Vladimir Putin em Vladivostok 25/4/2019 KCNA via REUTERS

Por Hyonhee Shin

SEUL - O líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, e o presidente russo, Vladimir Putin, trocaram cartas nesta terça-feira prometendo desenvolver seus laços no que Kim chamou de 'relação estratégica de longa data', disse a mídia estatal de Pyongyang KCNA.

As cartas marcam o 78º aniversário da libertação da Coreia do domínio colonial do Japão de 1910-45, que também é comemorado como feriado nacional na Coreia do Sul.

Em sua carta a Putin, Kim disse que a amizade dos dois países foi forjada na Segunda Guerra Mundial com a vitória sobre o Japão e agora está 'demonstrando plenamente sua invencibilidade e poder na luta para esmagar as práticas arbitrárias e a hegemonia dos imperialistas', disse a KCNA.

'Estou firmemente convencido de que a amizade e a solidariedade... serão desenvolvidas em um relacionamento estratégico de longa data em conformidade com a demanda da nova era', afirmou Kim na carta.

'Os dois países sempre sairão vitoriosos, apoiando fortemente e cooperando um com o outro para alcançar seu objetivo e causa comum.'

Os Estados Unidos acusaram a Coreia do Norte de fornecer armas à Rússia para sua guerra na Ucrânia, incluindo projéteis de artilharia. Pyongyang e Moscou negaram qualquer transação de armas.

No mês passado, o ministro da Defesa da Rússia ficou ombro a ombro com Kim enquanto eles revisavam os mais novos mísseis com capacidade nuclear e drones de ataque da Coreia do Norte em um desfile militar em Pyongyang.

Putin, em sua mensagem a Kim, também prometeu fortalecer os laços bilaterais.

'Tenho certeza de que fortaleceremos a cooperação bilateral em todos os campos para o bem-estar dos dois povos e a firme estabilidade e segurança da península coreana e de todo o nordeste da Ásia', disse Putin, segundo a KCNA.

Os líderes de Coreia do Sul, Estados Unidos e Japão devem discutir a cooperação de segurança sobre a Coreia do Norte, Ucrânia e outras questões em uma cúpula trilateral em 18 de agosto em Camp David.

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.