Kremlin diz prestar muita atenção às declarações de Trump após ele expressar decepção com Putin
Kremlin diz prestar muita atenção às declarações de Trump após ele expressar decepção com Putin
Reuters
04/07/2025
MOSCOU (Reuters) - O Kremlin disse nesta sexta-feira que a Rússia acompanha de perto todas as declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, depois que o líder dos EUA disse que estava 'muito decepcionado' com sua última conversa com o presidente russo, Vladimir Putin, sobre a guerra na Ucrânia.
Trump, que havia declarado com confiança na semana passada que Putin estava 'procurando resolver' o conflito, disse após o telefonema de quinta-feira que ele não achava que o líder russo estava procurando parar a guerra.
Questionado sobre os comentários, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse aos repórteres: 'É claro que estamos prestando muita atenção a todas as declarações do presidente Trump'.
Ele não abordou as críticas implícitas de Trump a Putin.
Trump, que retornou à Casa Branca em janeiro com a promessa de acabar rapidamente com o 'banho de sangue' na Ucrânia, disse após a ligação de quinta-feira: 'Eu não fiz nenhum progresso com ele'.
Peskov disse que Putin havia dito a Trump que a Rússia preferiria atingir seus objetivos na Ucrânia por meios políticos e diplomáticos, mas que, enquanto isso, continuaria o que chama de 'operação militar especial'.
Ele disse que o líder do Kremlin havia dito a Trump que a Rússia espera chegar a um acordo sobre uma data para uma terceira rodada de negociações de paz com a Ucrânia, após as negociações anteriores em maio e junho.
(Reportagem de Dmitry Antonov)
Reuters