Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Kremlin diz que diálogo com EUA deve avançar, mas ninguém espera soluções rápidas

Placeholder - loading - Kremlin em Moscou  23/2/2025   REUTERS/Maxim Shemetov
Kremlin em Moscou 23/2/2025 REUTERS/Maxim Shemetov

Publicada em  

MOSCOU (Reuters) - O Kremlin afirmou nesta quinta-feira que acredita que o diálogo com os Estados Unidos deve avançar desde que haja vontade política de ambos os lados e disposição para ouvir um ao outro, mas que ninguém espera soluções rápidas e fáceis.

O Kremlin fez os comentários no momento em que diplomatas russos e norte-americanos se reuniam em Istambul para conversações com o objetivo de resolver disputas de longa data sobre suas respectivas missões diplomáticas, no que é um primeiro teste de sua capacidade para redefinir relações mais amplas e trabalhar para acabar com o conflito na Ucrânia.

Falando a repórteres na quarta-feira, o presidente norte-americano, Donald Trump, disse que a Rússia teria que fazer 'concessões' territoriais em futuras negociações com a Ucrânia, mas que Kiev 'pode esquecer' a adesão à aliança da Otan.

'Faremos o melhor que pudermos para fazer o melhor acordo possível para ambos os lados', disse Trump. 'Mas para a Ucrânia, vamos nos esforçar muito para fazer um bom acordo para que eles possam recuperar o máximo (de território) possível.'

Moscou afirma que quatro regiões ucranianas -- Donetsk, Zaporizhzhia, Kherson e Luhansk -- agora fazem parte da Rússia, embora não controle nenhuma delas totalmente. Kiev e muitos países ocidentais rejeitam as reivindicações da Rússia como ilegais.

Questionado sobre os comentários de Trump, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse nesta quinta-feira: 'O que estamos vendo é que o próprio presidente Trump fala e está pronto para ouvir os outros.'

'Ninguém espera que as soluções venham fácil e rapidamente. O problema em questão é muito complexo e negligenciado. Mas com a vontade política dos dois países, com a disposição de ouvir e escutar um ao outro, acho que seremos capazes de passar por esse processo de trabalho', disse Peskov aos repórteres.

Ele afirmou que um tópico de possível cooperação entre a Rússia e os EUA seria o desenvolvimento conjunto de recursos naturais no Ártico, mas que ainda não houve conversas substanciais sobre isso.

(Reportagem de Dmitry Antonov)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.