Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Kremlin diz que perspectivas para laços com UE são ruins após nomeações para cargos do bloco

Kremlin diz que perspectivas para laços com UE são ruins após nomeações para cargos do bloco

Reuters

28/06/2024

Placeholder - loading - Porta-voz do Kremlin Dmitry Peskov   14/12/2023   Alexander Zemlianichenko/Pool via REUTERS
Porta-voz do Kremlin Dmitry Peskov 14/12/2023 Alexander Zemlianichenko/Pool via REUTERS

MOSCOU (Reuters) - O Kremlin disse nesta sexta-feira que as perspectivas para os laços entre a União Europeia e a Rússia são ruins depois que os líderes do bloco nomearam Ursula von der Leyen para outro mandato como presidente da Comissão Europeia e escolheram a estoniana Kaja Kallas como a próxima chefe de política externa.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse aos repórteres que a decisão do bloco de nomear Von der Leyen para um segundo mandato de cinco anos não mudará nada.

'A Sra. Von der Leyen não é a favor da normalização das relações entre a UE e a Rússia. É assim que a conhecemos, é assim que nos lembramos dela. Nada muda com relação a isso', disse Peskov.

Embora às vezes dividida, a UE tem se mobilizado para tentar ajudar Kiev contra a Rússia, financeira e militarmente, desde que o presidente Vladimir Putin enviou dezenas de milhares de tropas para a Ucrânia em 2022. Bruxelas também tem imposto vários pacotes de sanções a Moscou para tentar forçá-lo a retirar suas forças.

Ao comentar sobre a escolha da primeira-ministra da Estônia, Kaja Kallas, para chefe de política externa da UE, Peskov disse que ela é conhecida por sua retórica antirrussa.

'A Sra. Kallas também não demonstrou nenhuma inclinação diplomática até agora e é bem conhecida em nosso país por suas declarações absolutamente intransigentes e, às vezes, até abertamente antirrussas', disse ele.

'Portanto, não acreditamos que a diplomacia europeia contribuirá de alguma forma para a normalização das relações. As perspectivas, em termos de relações entre Moscou e Bruxelas, são ruins.'

(Por Reuters)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.