Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Kremlin diz que prontidão da Estônia para receber jatos da Otan com capacidade nuclear ameaça Rússia

Kremlin diz que prontidão da Estônia para receber jatos da Otan com capacidade nuclear ameaça Rússia

Reuters

27/06/2025

Placeholder - loading - Vista do Kremlin  7/5/2025  REUTERS/Anton Vaganov
Vista do Kremlin 7/5/2025 REUTERS/Anton Vaganov

MOSCOU (Reuters) - O Kremlin disse na sexta-feira que a prontidão declarada da Estônia para receber os jatos furtivos F-35A dos aliados da Otan, fabricados nos Estados Unidos e capazes de transportar armas nucleares, representa uma ameaça direta a Moscou.

O ministro da Defesa da Estônia, Hanno Pevkur, afirmou ao canal de notícias Postimees na quinta-feira que a Estônia -- que faz fronteira com a Rússia e é uma base rotativa para os jatos da Otan encarregados de proteger o espaço aéreo do Báltico -- estava pronta para receber jatos com capacidade nuclear, se necessário.

'Se alguns deles, independentemente de seu país de origem, tiverem capacidade de uso duplo para transportar armas nucleares, isso não afetará nossa posição de hospedar F-35s de forma alguma', disse ele, segundo o veículo de comunicação.

'É claro que estamos prontos para receber nossos aliados.'

Pevkur estava falando depois que o Reino Unido, membro da Otan, anunciou que compraria pelo menos 12 jatos F-35A capazes de transportar ogivas nucleares e que eles se juntariam à missão nuclear aérea da Otan.

Questionado sobre os comentários de Pevkur, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que tal medida seria uma ameaça óbvia à Rússia.

'É claro que seria um perigo imediato', declarou Peskov a um jornalista da agência de notícias russa Life. Ele disse que a declaração foi um dos muitos 'pensamentos absurdos' expressos por políticos da região do Báltico, que compreende Estônia, Letônia e Lituânia.

'Praticamente não temos relações com as repúblicas bálticas porque é muito difícil piorá-las', afirmou.

(Reportagem da Reuters)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.