Kremlin diz ser errado falar sobre cancelamento de cúpula Putin-Trump, dizem agências
Kremlin diz ser errado falar sobre cancelamento de cúpula Putin-Trump, dizem agências
Reuters
26/10/2025
MOSCOU (Reuters) - O Kremlin disse neste domingo que é errado falar sobre o cancelamento de uma reunião entre o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mas acrescentou que a preparação para isso é necessária, informou a televisão estatal Vesti em seu canal no Telegram.
'Os presidentes não podem se reunir por reunir, eles não podem simplesmente perder seu tempo, e eles são abertos sobre isso. É por isso que eles instruíram (o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei) Lavrov e (o secretário de Estado dos EUA, Marco) Rubio a preparar esse processo. O processo é complicado', disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, ao correspondente da TV estatal do Kremlin, Pavel Zarubin.
Peskov também comentou sobre as sanções impostas pelos EUA às gigantes russas do petróleo Lukoil e Rosneft, chamando-as de 'uma medida hostil', mas disse que a Rússia busca construir relações amigáveis com todos os países, inclusive com os EUA.
'Apesar das várias nuances expressas pelo presidente dos Estados Unidos, ainda devemos nos orientar por nossos interesses. Nossos interesses são construir boas relações com todos os países, inclusive com os Estados Unidos', disse Peskov a Zarubin.
'É claro que as medidas tomadas nesta semana foram um passo hostil. Elas de fato prejudicaram as perspectivas de ressuscitar nossas relações. Mas isso não significa que devemos abandonar essas aspirações. Devemos fazer o que for favorável para nós', disse Peskov.
Ele também disse que a Rússia processaria qualquer pessoa que esteja envolvida no possível confisco de ativos russos congelados.
(Reportagem da Reuters)
Reuters

