Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Kugler, do Fed, diz que tarifas nos EUA podem desencadear inflação mais prolongada

Placeholder - loading - Adriana Kugler, diretora do Federal Reserve, em conferência em Palo Alto, Califórnia, EUA 1/3/2024 REUTERS/Ann Saphir/Arquivo
Adriana Kugler, diretora do Federal Reserve, em conferência em Palo Alto, Califórnia, EUA 1/3/2024 REUTERS/Ann Saphir/Arquivo

Publicada em  

WASHINGTON (Reuters) - As tarifas crescentes nos Estados Unidos podem alimentar uma inflação mais prolongada do que o esperado, disse a diretora do Fed, Adriana Kugler, nesta quarta-feira, rejeitando as visões de que os preços só vão aumentar em produtos importados.

'Pode haver razões pelas quais as tarifas têm efeitos mais prolongados' do que simplesmente causar um aumento isolado no preço de produtos importados, disse Kugler.

Novas tarifas já impostas pelo presidente norte-americano, Donald Trump, por exemplo, visam bens intermediários como alumínio e aço.

'Isso afetará todos os setores por meio das redes da cadeia de suprimentos... Pode levar mais tempo para que isso se infiltre na economia', disse Kugler em um evento na Universidade de Princeton.

O risco de retaliação por parte de outros países e a possível mudança nas expectativas de inflação dos EUA podem aumentar o impacto, disse ela, assim como o risco de que as tarifas distorçam tanto os preços a ponto de transferir capital para a produção de bens 'nos quais talvez não tenhamos uma vantagem comparativa'.

'Isso significa que pagaremos preços mais altos por coisas que poderiam ter sido produzidas de forma mais barata em outro lugar', disse Kugler.

Kugler falava no momento em que Trump implementava um conjunto abrangente de novas tarifas sobre grande parte do mundo, com novos impostos de até 46% em alguns países, aliados históricos como a União Europeia sendo atingidos com tarifas de 20%, e tarifas de 25% agora previstas para entrar em vigor no México e no Canadá.

As medidas de Trump têm levantado preocupações entre alguns membros do Fed de que nos próximos meses o crescimento possa desacelerar mesmo com o aumento dos preços, um dilema difícil para um banco central encarregado de manter os preços estáveis e o emprego elevado.

'Já estamos vendo alguns riscos de alta na inflação... Podemos ver uma pequena desaceleração no futuro também', disse Kugler.

(Reportagem de Howard Schneider)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. kugler do fed diz que tarifas …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.