Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Líder da Coreia do Norte, é visto cobrindo caixões com bandeira nacional no aniversário do tratado com a Rússia

Líder da Coreia do Norte, é visto cobrindo caixões com bandeira nacional no aniversário do tratado com a Rússia

Reuters

30/06/2025

Placeholder - loading - Líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un  09/05/2025 KCNA via REUTERS
Líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un 09/05/2025 KCNA via REUTERS

SEUL (Reuters) - A mídia estatal da Coreia do Norte mostrou nesta segunda-feira o líder Kim Jong Un cobrindo caixões com a bandeira nacional no que parecia ser a repatriação de soldados mortos lutando pela Rússia contra a Ucrânia, enquanto os países celebravam um tratado militar histórico.

Em uma série de fotografias exibidas como pano de fundo de uma apresentação de gala de artistas norte-coreanos e russos visitantes em Pyongyang, Kim é visto ao lado de fileiras de meia dúzia de caixões, cobrindo-os com bandeiras e parando brevemente com as duas mãos apoiadas sobre eles.

A cena foi seguida por imagens de soldados norte-coreanos e russos agitando suas bandeiras nacionais com notas patrióticas escritas em coreano. Kim é visto na cerimônia de gala aparentemente emocionado e os membros da plateia enxugando as lágrimas.

A televisão estatal KRT da Coreia do Norte transmitiu a apresentação, que contou com a presença da ministra da Cultura da Rússia, Olga Lyubimova, que está liderando uma delegação para marcar o primeiro aniversário do tratado de parceria estratégica como convidada de Kim.

A apresentação foi recebida com entusiasmo por inspirar confiança nos 'laços de amizade e na genuína obrigação internacionalista entre os povos e os Exércitos dos dois países, que foram forjados à custa de sangue', disse a agência de notícias KCNA.

Kim e o presidente russo, Vladimir Putin, assinaram o tratado de parceria estratégica em junho do ano passado em Pyongyang. Ele inclui um pacto de defesa mútua.

Após meses de silêncio, os dois países divulgaram o envio de tropas norte-coreanas e elogiaram o papel 'heroico' que elas desempenharam na ofensiva de Moscou contra a Ucrânia para recuperar a região de Kursk, no oeste da Rússia.

(Reportagem de Joyce Lee, Jack Kim e Hyun Young Yi)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.