Banner A1 Ads - Hero Banner
Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Líder da extrema-direita de Portugal é obrigado a remover cartazes contra comunidade cigana

Líder da extrema-direita de Portugal é obrigado a remover cartazes contra comunidade cigana

Reuters

22/12/2025

Placeholder - loading - Líder do partido de extrema-direita português Chega, André Ventura, durante debate no Parlamento de Portugal, em Lisboa 18/06/2025 REUTERS/Pedro Nunes
Líder do partido de extrema-direita português Chega, André Ventura, durante debate no Parlamento de Portugal, em Lisboa 18/06/2025 REUTERS/Pedro Nunes

LISBOA, 22 Dez (Reuters) - O líder do ⁠partido de extrema-direita Chega, de Portugal, recebeu ordem para remover os cartazes de rua de sua campanha presidencial que atacam a comunidade cigana, depois que um tribunal de Lisboa decidiu que eles eram discriminatórios e poderiam incitar o ódio.

A juíza Ana Barão disse que o cartaz 'ataca uma minoria étnica' e deu a André Ventura ​24 horas para removê-los ou ⁠enfrentar ⁠uma multa diária de 2.500 euros (US$2.940) por cartaz.

O Chega, partido anti-imigração e anti-establishment, surgiu há apenas seis anos e, em maio, tornou-se a segunda maior força parlamentar depois da aliança governista de ‌centro-direita.

'(Os cartazes) agravam o estigma e o preconceito ​que as comunidades ciganas já ‌enfrentam na sociedade ​portuguesa ​em geral, promovendo assim a intolerância, a segregação, a discriminação e, em última instância, o ódio', escreveu Barão em ​sua decisão.

Ventura classificou o processo judicial como um 'ataque à liberdade de expressão', mas na semana passada prometeu cumprir qualquer decisão do tribunal.

Ricardo Sá Fernandes, o advogado que representa as associações ciganas que apresentaram a queixa, disse que a decisão ajudaria a tornar Portugal 'mais justo e decente', chamando-a de 'uma vitória da resistência' dos ciganos.

Em maio, os promotores portugueses abriram uma investigação sobre os comentários discriminatórios contra os ciganos feitos por ⁠Ventura.

Pesquisas de opinião recentes colocam Ventura, que faz campanha com ‌a promessa de combater ⁠a corrupção, entre os primeiros colocados no primeiro turno da eleição presidencial de Portugal em 18 ‍de janeiro.

As pesquisas também indicam que ele perderia para qualquer um de ​seus ‌três principais rivais em um segundo turno.

(Reportagem de Sergio Goncalves)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.