Banner A1 Ads - Hero Banner
Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Líder norte-coreano inspeciona fábrica de jatos de combate sob sanções na Rússia

Líder norte-coreano inspeciona fábrica de jatos de combate sob sanções na Rússia

Reuters

15/09/2023

Placeholder - loading - Kim Jong Un visita fábrica na cidade russa de Komsomolsk-on-Amur   15/9/2023   Divulgação via REUTERS
Kim Jong Un visita fábrica na cidade russa de Komsomolsk-on-Amur 15/9/2023 Divulgação via REUTERS

Por Guy Faulconbridge e Soo-hyang Choi

MOSCOU/SEUL (Reuters) - O líder norte-coreano, Kim Jong Un, inspecionou nesta sexta-feira uma fábrica russa de jatos de combate que está sob sanções ocidentais, parte de uma visita que Washington e seus aliados temem que possa revigorar as Forças Armadas da Rússia na Ucrânia e reforçar o programa de mísseis de Pyongyang.

O presidente russo, Vladimir Putin, e Kim discutiram assuntos militares, a guerra na Ucrânia e o aprofundamento da cooperação quando se encontraram em uma cúpula na quarta-feira.

A Coreia do Sul e os Estados Unidos disseram na sexta-feira que a cooperação militar entre a Coreia do Norte e a Rússia é uma violação das sanções da ONU contra Pyongyang, e que os aliados garantiriam que houvesse um preço a pagar.

Putin disse aos repórteres que a Rússia 'não violaria nada', mas continuaria a desenvolver relações com a Coreia do Norte. Seu porta-voz afirmou que nenhum acordo foi assinado durante a visita de Kim sobre questões militares ou qualquer outro tópico.

Kim, de 39 anos, visitou na sexta-feira as instalações de aviação na cidade de Komsomolsk-on-Amur, no extremo leste do país, a fábrica de aviação Yuri Gagarin e a fábrica Yakovlev, ambas unidades da United Aircraft Corporation, que foi sancionada pelo Ocidente.

Na fábrica de Gagarin, que também é especificamente sancionada pelos Estados Unidos, Kim examinou as oficinas de montagem onde são fabricados o caça multifuncional Sukhoi Su-35 e o caça Su-57, escoltado pelo vice-primeiro-ministro Denis Manturov, informou o governo.

Kim, vestido com um terno e acompanhado por oficiais militares norte-coreanos uniformizados, foi mostrado na televisão estatal russa analisando a cabine de comando de um caça enquanto oficiais russos explicavam suas capacidades por meio de um tradutor.

Em seguida, ele inspecionou as oficinas onde são fabricados os compartimentos da fuselagem e os conjuntos de asas do Sukhoi Superjet 100 da Rússia, antes de assistir a um voo de demonstração do Su-35. Ele acenou aprovando o desempenho do caça.

A Rússia fez o possível para divulgar a visita e dar várias dicas sobre a perspectiva de cooperação militar com a Coreia do Norte, que foi formada em 1948 com o apoio da então União Soviética.

Para Putin, que afirma que a Rússia está envolvida numa batalha existencial com o Ocidente sobre a Ucrânia, cortejar Kim permite a ele instigar Washington e os seus aliados asiáticos, ao mesmo tempo que garante potencialmente um grande fornecimento de artilharia para a guerra na Ucrânia.

Washington acusou a Coreia do Norte de fornecer armas para a Rússia, que possui o maior estoque de ogivas nucleares do mundo, mas não está claro se alguma entrega foi feita.

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.