Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Líder supremo do Irã, em 1ª aparição desde cessar-fogo, diz que país revidará se for atacado

Líder supremo do Irã, em 1ª aparição desde cessar-fogo, diz que país revidará se for atacado

Reuters

26/06/2025

Placeholder - loading - Ali Khamenei durante mensagem na TV  26/6/2025   Divulgação via REUTERS
Ali Khamenei durante mensagem na TV 26/6/2025 Divulgação via REUTERS

Por Jana Choukeir e Nayera Abdallah

DUBAI (Reuters) - O Irã responderá a qualquer ataque futuro dos Estados Unidos atacando bases militares norte-americanas no Oriente Médio, disse o aiatolá Ali Khamenei nesta quinta-feira, em seus primeiros comentários televisionados desde que um cessar-fogo foi alcançado entre Irã e Israel.

Khamenei, de 86 anos, reivindicou vitória após 12 dias de guerra, que culminou com um ataque iraniano à maior base dos EUA na região, localizada no Catar, depois que Washington aderiu aos ataques israelenses.

'A República Islâmica deu um tapa na cara dos Estados Unidos. Ela atacou uma das bases americanas mais importantes da região', disse Khamenei.

Como em seus últimos comentários, divulgados há mais de uma semana durante o bombardeio israelense, ele falou de um local fechado não revelado, em frente a uma cortina marrom, entre uma bandeira iraniana e um retrato de seu antecessor Ruhollah Khomeini.

IRÃ NÃO SE RENDERÁ

Em seus comentários pré-gravados, transmitidos pela televisão estatal, Khamenei prometeu que o Irã não se renderá, apesar dos apelos do presidente dos EUA, Donald Trump.

'O presidente dos EUA, Donald Trump, revelou a verdade e deixou claro que os norte-americanos não ficarão satisfeitos com nada menos do que a rendição... tal evento nunca acontecerá', disse Khamenei.

'O fato de a República Islâmica ter acesso a importantes centros norte-americanos na região e poder agir contra eles sempre que julgar necessário não é um incidente pequeno, é um incidente importante, e esse incidente pode ser repetido no futuro se um ataque for feito', acrescentou.

Trump disse 'com certeza' na quarta-feira quando perguntado se os Estados Unidos atacariam novamente se o Irã reconstruísse seu programa de enriquecimento nuclear.

Há décadas, Teerã nega as acusações dos líderes ocidentais de que está buscando armas nucleares.

SEM GANHO

Khamenei afirmou que os EUA 'não obtiveram nenhuma conquista' depois de atacar as instalações nucleares iranianas, mas que entraram na guerra para 'salvar' Israel depois que os mísseis de Teerã romperam o sistema de defesa de várias camadas de Israel.

'Os EUA entraram diretamente na guerra porque sentiram que, se não se envolvessem, o regime sionista (Israel) seria totalmente destruído. Eles entraram na guerra para salvá-lo', disse ele.

'Os EUA atacaram nossas instalações nucleares, mas não conseguiram realizar nenhum ato importante... O presidente dos EUA fez uma exibição anormal de showman e precisava fazer isso', acrescentou.

Logo após o discurso de Khamenei, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, postou uma mensagem com uma foto sua e de Trump de mãos dadas com a mensagem: 'Continuaremos a trabalhar juntos para derrotar nossos inimigos comuns'.

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.