Banner A1 Ads - Hero Banner
Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Líderes concordam que UE defenderá seus interesses contra qualquer coerção, diz Costa

Líderes concordam que UE defenderá seus interesses contra qualquer coerção, diz Costa

Reuters

22/01/2026

Placeholder - loading - Presidente do Conselho Europeu, António Costa, dá entrevista coletiva em Bruxelas 22/01/2026 REUTERS/Yves Herman
Presidente do Conselho Europeu, António Costa, dá entrevista coletiva em Bruxelas 22/01/2026 REUTERS/Yves Herman

BRUXELAS, 22 Jan (Reuters) - A União ⁠Europeia se defenderá contra qualquer coerção, disse o presidente do Conselho Europeu na sexta-feira (horário local), após uma cúpula de emergência sobre as relações da Europa com os Estados Unidos para discutir as ameaças de Washington de tomar a Groenlândia.

'A União Europeia ​continuará a defender ⁠seus ⁠interesses e se defenderá, seus Estados-membros, seus cidadãos e suas empresas, contra qualquer forma de coerção. Ela tem o poder e as ferramentas para ‌fazer isso e o fará se ​e quando necessário', disse ‌António Costa ​em uma ​coletiva de imprensa.

A cúpula da UE foi convocada antes de o presidente dos EUA, ​Donald Trump, recuar abruptamente na quarta-feira de sua ameaça de tarifas sobre oito nações europeias, descartar o uso da força para tomar a Groenlândia, um território semiautônomo da Dinamarca, aliada da Otan, e sugerir que um acordo estava à vista para encerrar a disputa.

Costa também disse que os líderes da UE ⁠tinham sérias dúvidas sobre vários elementos da ‌carta do Conselho da ⁠Paz, proposta por Trump. Costa disse que as dúvidas estavam relacionadas ao ‍escopo do conselho, à governança e à sua compatibilidade ​com ‌a Carta da ONU.

(Reportagem de Jan Strupczewski)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.