Banner A1 Ads - Hero Banner
Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Light tem pedido de revisão tarifária extraordinária negado pela Aneel

Light tem pedido de revisão tarifária extraordinária negado pela Aneel

Reuters

27/01/2026

Placeholder - loading - Torres de transmissão de energia 11/10/2021 REUTERS/Cesar Olmedo
Torres de transmissão de energia 11/10/2021 REUTERS/Cesar Olmedo

SÃO PAULO, 27 Jan (Reuters) - A ⁠Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) negou nesta terça-feira um pedido da Light para revisão tarifária extraordinária (RTE), no qual a elétrica buscava uma mudança na trajetória regulatória das perdas não técnicas de energia definida em 2022.

A Light, que distribui energia elétrica para mais de 30 municípios do Rio de Janeiro, tentava que o ​órgão regulador reconsiderasse uma ⁠decisão anterior, ⁠alegando que os parâmetros de perdas não técnicas, resultantes de ligações irregulares como 'gatos', teriam sido determinantes para desequilíbrio econômico-financeiro de sua concessão.

A distribuidora defende, por exemplo, que houve imprecisão ‌no cálculo das perdas, com uso de dados ​defasados para o mercado de ‌baixa tensão, que ​envolve ​consumidores residenciais.

A diretoria da Aneel, porém, considerou que não há cabimento no pedido da Light, uma vez que ​não existiriam fatos geradores para uma revisão extraordinária, ou espaço para rediscutir temas já definidos em metodologias e processos tarifários anteriores.

A distribuidora fluminense tem nas perdas não técnicas um de seus principais desafios operacionais. Os elevados furtos de energia, principalmente em regiões marcadas por violência urbana, impõem perda de receita para a companhia.

O grupo Light vem caminhando para sair de uma recuperação judicial e obteve ⁠da Aneel recomendação para renovar seu contrato de concessão ‌de distribuição de energia -- ⁠a decisão final cabe ao Ministério de Minas e Energia. A empresa aguarda a assinatura do ‍novo contrato para prosseguir com novas etapas da RJ, como o ​aumento ‌de capital privado de até R$1,5 bilhão.

(Por Letícia Fucuchima)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.