Linha 17-Ouro do Metrô deve começar a operar em março de 2026
Monotrilho vai conectar Aeroporto de Congonhas às linhas 5-Lilás e 9-Esmeralda
Redação, com informações da Agência SP
05/08/2025
83% das obras da Linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo foram concluídas. Desde a retomada do projeto, em setembro de 2023, o empreendimento como um todo evoluiu mais de 22%, de acordo com a companhia. O avanço nos sistemas, que incluem energia, sinalização e telecomunicações, foi ainda mais expressivo: mais de 50% no período.
Entre os principais marcos já alcançados estão a conclusão do túnel que liga o Aeroporto de Congonhas à estação anexa, a instalação de passarelas e coberturas metálicas em diversos pontos e o lançamento de mais de 200 vigas-guia na via elevada.
“No primeiro semestre do ano que vem, a partir de março, começamos a fazer a operação assistida e, no segundo semestre, podemos iniciar a operação comercial para trazer mais conforto e mobilidade para os passageiros da zona sul da capital”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas na semana passada.
Com 6,7 km de extensão, a nova linha conectará o Aeroporto de Congonhas às linhas 5-Lilás e 9-Esmeralda, com a expectativa de beneficiar cerca de 100 mil passageiros por dia. Serão oito estações e 14 trens com tecnologia de ponta e soluções sustentáveis, como aquecimento solar e reaproveitamento de água da chuva.
As duas primeiras composições já chegaram ao Brasil e estão em testes, outras seguem em produção na China em diferentes etapas de montagem. Os trens são totalmente automatizados, operam sem condutor e contam com tecnologia CBTC, que promete intervalos menores e maior eficiência. Também têm autonomia para circular até 8 km com baterias em caso de falta de energia.
As próximas etapas incluem a finalização das obras civis, testes de todos os sistemas, paisagismo e compensação ambiental.
Redação, com informações da Agência SP