Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Ao lado de Macron, Lula diz que concluirá acordo UE-Mercosul neste ano e pede que francês 'abra coração'

Ao lado de Macron, Lula diz que concluirá acordo UE-Mercosul neste ano e pede que francês 'abra coração'

Reuters

05/06/2025

Placeholder - loading - Presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao lado do presidente da França, Emmanuel Macron, em Paris 05/06/2025 CHRISTOPHE PETIT TESSON/Pool via REUTERS
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao lado do presidente da França, Emmanuel Macron, em Paris 05/06/2025 CHRISTOPHE PETIT TESSON/Pool via REUTERS

Atualizada em  05/06/2025

(Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira, ao lado do presidente da França, Emmanuel Macron, que concluirá o acordo comercial entre União Europeia e Mercosul no segundo semestre deste ano, durante a presidência brasileira do bloco sul-americano, e pediu que seu homólogo francês 'abra o coração' para a possibilidade do acordo.

Durante visita de Estado a Paris, Lula disse ainda, em declaração à imprensa ao lado de Macron, que estava pedindo ao líder francês que ele não permita que países europeus duvidem do compromisso brasileiro com a redução do desmatamento e afirmou que a agricultura francesa, principal foco de resistência ao acordo, também pode se beneficiar da aliança comercial.

'Quero aqui, Macron, afirmar na frente da imprensa brasileira e da imprensa francesa que eu assumirei a presidência do Mercosul no próximo dia 6, o mandato é de seis meses e eu quero lhe comunicar que não deixarei a presidência do Mercosul sem concluir o acordo com a União Europeia', disse Lula.

'Portanto, meu caro, abra seu coração para a possibilidade de fazer esse acordo com o nosso querido Mercosul. Essa é a melhor resposta que nossas regiões podem dar diante do cenário de incertezas criado pelo retorno do unilateralismo e protecionismo tarifário', acrescentou, dizendo ainda que quer que Macron participe da cerimônia de assinatura do acordo.

Macron tem manifestado oposição veemente ao acordo comercial entre Mercosul e UE, em linha com a posição do setor agrícola da França, que tem grande influência política no país.

Um dos principais pontos de crítica ao acordo na França e na Europa é a questão ambiental, embora defensores do acordo no Brasil apontem que a resistência se dá devido à competitividade do setor agrícola brasileiro nos mercados internacionais.

'O companheiro Macron pode dizer aos agricultores franceses: pode ter no mundo alguém preocupado com o meio ambiente igual o meu governo, mas não tem ninguém melhor', disse Lula.

'É importante que os agricultores franceses saibam que possivelmente nossa agricultura seja complementar. O que não pode, companheiro Macron, é um bloqueio.'

Lula também fez um pedido público a Macron para que o líder francês não permita que o compromisso ambiental do Brasil seja colocado em dúvida na Europa.

'Eu queria pedir ao Macron uma coisa muito séria: não permita que nenhum país europeu coloque dúvida sobre a defesa que o Brasil faz para diminuir o desmatamento', afirmou.

O presidente afirmou ainda estar convencido da necessidade de Brasil e França estarem juntos na defesa da democracia, do multilateralismo e do livre comércio.

(Por Lisandra Paraguassu, em Brasília)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.