Banner A1 Ads - Hero Banner
Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Lula diz que fundos climáticos não estão à altura do desafio ao lançar TFFF

Lula diz que fundos climáticos não estão à altura do desafio ao lançar TFFF

Reuters

06/11/2025

Placeholder - loading - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, posa para fotos antes da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), em Belém  5 de novembro de 2025 REUTERS/Anderson Coelho
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, posa para fotos antes da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), em Belém 5 de novembro de 2025 REUTERS/Anderson Coelho

BELÉM (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira, em Belém, onde participa de cúpula de chefes de Estado antes da conferência climática das Nações Unidas COP30, que os fundos verdes e climáticos existentes não estão à altura dos desafios impostos pelas mudanças climáticas.

O presidente fez a declaração ao lançar oficialmente o Fundo Florestas Tropicais para Sempre, ou TFFF como é conhecido por sua sigla em inglês, apontando que este mecanismo é baseado não em doações, mas em aportes que geram retornos aos investidores.

'Os fundos verdes e climáticos internacionais não estão à altura dos desafios que a mudança climática nos coloca. Foi com esse senso de urgência que, desde a COP28, reunimos um grupo de países de florestas tropicais e países investidores para desenhar esse mecanismo', disse Lula em seu discurso.

'O TFFF não é baseado em doação. Seu papel será complementar aos mecanismos que pagam pela redução de emissões de gases de efeito estufa. Investimentos soberanos de países desenvolvidos e em desenvolvimento vão alavancar um fundo de capital misto. O portfólio vai se diversificar em ações e títulos', disse o presidente.

Lula acrescentou ainda que 'os lucros gerados serão repartidos entre os países de florestas tropicais e os investidores' e que 'os recursos irão diretamente para os governos nacionais, que poderão garantir programas soberanos de longo prazo'.

Mais cedo, em discurso na abertura da cúpula de líderes da COP30, Lula disse que a janela de oportunidade para a ação no combate às mudanças do clima está se fechando rapidamente e criticou 'forças extremistas' que fabricam inverdades com fins eleitorais.

(Por Eduardo Simões, em São Paulo)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.