Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Lula está muito perto de anunciar o que fará em seu ministério, diz Rui Costa

Lula está muito perto de anunciar o que fará em seu ministério, diz Rui Costa

Reuters

16/08/2023

Placeholder - loading - Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministro da Casa Civil, Rui Costa, conversam durante cerimônia no Palácio do Planalto 10/03/2023 REUTERS/Adriano Machado
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministro da Casa Civil, Rui Costa, conversam durante cerimônia no Palácio do Planalto 10/03/2023 REUTERS/Adriano Machado

Atualizada em  16/08/2023

(Reuters) -O ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse nesta quarta-feira que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva 'está muito perto' de anunciar as mudanças que fará em seus ministérios em busca de ampliar a base de apoio do governo no Congresso.

'Quem troca e anuncia novo ministro é o presidente da República... Eu diria que está muito perto dele anunciar o que vai fazer', disse Costa em entrevista ao programa 'Bom Dia, Ministro', da EBC.

O governo tem discutido a possibilidade de abrir espaço no primeiro escalão para outros partidos, como o PP, do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e o Republicanos, para aumentar sua base no Congresso.

Fontes do governo disseram à Reuters em julho que já haviam sido definidos os nomes que Lula indicará para ministérios, mas ainda faltava definir as pastas.

Os deputados Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) e André Fufuca (PP-MA) foram antecipados pelo líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), como os nomes apresentados pelos partidos. O líder afirmou que 'são dois nomes que o presidente já conhece e gostou muito.'

No início do mês, Lula oficializou uma troca na Esplanada, indicando o deputado federal Celso Sabino (União-PA) para o Ministério do Turismo, ao substituir Daniela Carneiro. O União Brasil pedia o posto por não identificá-la como uma indicação partidária, uma vez que ela chegou a pedir desfiliação da legenda.

Na live desta quarta-feira, Rui Costa também afirmou que não vê 'contradição' entre o plano de transição energética do governo, presente em vários elementos do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e a possibilidade da exploração de novas fontes de petróleo e gás.

'Não há contradição. O nome já diz, transição ecológica, transição energética. Ou seja, você vai sair do ponto A para o ponto B', disse.

O ministro enfatizou que, para a execução da transição energética, ainda é necessária a arrecadação de novos recursos, pois em algumas áreas, como no transporte público, o uso de energias renováveis é mais caro do que de combustíveis fósseis.

'Para financiar essa transição, você precisa de dinheiro, precisa de recurso', afirmou.

As declarações ocorreram enquanto a Petrobras busca uma licença, já rejeitada uma vez pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), para pesquisar sobre a existência de petróleo na Margem Equatorial do país, o que tem gerado divisões dentro do próprio governo.

(Por Fernando CardosoEdição de Pedro Fonseca)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.