Banner A1 Ads - Hero Banner
Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Lula lidera todos cenários eleitorais, Flávio e Tarcísio têm desempenho idêntico em 2º turno, diz Atlas

Lula lidera todos cenários eleitorais, Flávio e Tarcísio têm desempenho idêntico em 2º turno, diz Atlas

Reuters

21/01/2026

Placeholder - loading - Presidente Lula em Brasília  13/1/2026   REUTERS/Adriano Machado
Presidente Lula em Brasília 13/1/2026 REUTERS/Adriano Machado

21 Jan (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da ⁠Silva lidera com folga todos os cenários de primeiro turno para eleição presidencial de outubro deste ano, com chances inclusive de vencer em primeiro turno, e mantém a liderança nas simulações de segundo turno, mostrou pesquisa Atlas divulgada nesta quarta-feira.

De acordo com o levantamento, encomendado pela Bloomberg, os dois possíveis candidatos do campo bolsonarista -- o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) -- registram desempenho idêntico contra o petista em um segundo turno.

Em um cenário em que tanto Flávio, filho mais velho do ex-presidente Jair ​Bolsonaro, e Tarcísio são candidatos, Lula aparece com ⁠48% das ⁠intenções de voto, enquanto Flávio aparece com 28% e Tarcísio soma 11%.

Entre os demais candidatos, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), tem 3%, mesmo percentual de Renan Santos, do partido Missão, ligado ao Movimento Brasil Livre (MBL), os governadores de Minas, Romeu Zema (Novo), e do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), aparecem com 2% cada ‌e o ex-ministro Aldo Rebelo (Democracia Cristã) tem 1%. Brancos e nulos somam 2%.

A margem ​de erro da pesquisa é de 1 ponto ‌percentual para mais ou ​para menos. ​No dia da eleição, a Justiça Eleitoral considera apenas os votos válidos na apuração, retirando os brancos e nulos. Com isso, o cenário aponta que Lula poderia obter mais de ​50% dos votos válidos e reeleger-se já em primeiro turno.

O Atlas simulou um cenário em que apenas Flávio é o candidato bolsonarista. Neste caso, Lula tem 49% e o senador aparece com 35%. Caiado (4%), Zema, Ratinho Jr. e Renan Santos (3% cada) e Aldo (1%) também aparecem neste cenário. Brancos e nulos são 2%, assim, Lula também tem chance de obter mais de 50% dos válidos, o que evitaria um segundo turno.

Quando Tarcísio aparece como candidato e Flávio não, Lula tem 49% e o governador de São Paulo fica com 28%. Caiado (5%), Zema e Ratinho Jr. (4% cada), Renan Santos (3%) e Aldo (1%) completam o cenário. Brancos e nulos são 5% e 1% não soube responder. Mais uma vez, o ⁠cenário indica chance de reeleição de Lula em primeiro turno.

Nas simulações de segundo turno, Lula venceria ‌tanto Flávio quanto Tarcísio por 49% ⁠a 45% dos votos, segundo o Atlas. Na pesquisa do instituto em dezembro, Lula vencia Flávio por 53% a 41% e derrotava Tarcísio pelos mesmos 49% a 45% ‍do levantamento atual.

A pesquisa entrevistou 5.418 pessoas pela internet entre os dias 15 e 20 de janeiro. A margem ​de ‌erro é de 1 ponto percentual para mais ou para menos.

(Por Eduardo Simões, em São Paulo)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.