Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Lula defende que Brasil quer negociar com EUA e diz que Alckmin é 'exímio negociador'

Lula defende que Brasil quer negociar com EUA e diz que Alckmin é 'exímio negociador'

Reuters

25/07/2025

Placeholder - loading - Alckmin fica ao lado de Lula durante discurso do presidente em Osasco 25/07/2025 REUTERS/Jean Carniel
Alckmin fica ao lado de Lula durante discurso do presidente em Osasco 25/07/2025 REUTERS/Jean Carniel

Atualizada em  25/07/2025

Por Lisandra Paraguassu

(Reuters) - Em meio à crise com os Estados Unidos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ressaltou nesta sexta-feira as tentativas que o governo brasileiro vem fazendo de abrir um canal de comunicação com o governo, e destacou que o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços é um 'exímio negociador'.

'Eu queria dizer para Trump outra vez que esse moço aqui Geraldo Alckmin é meu vice-presidente, é o cara mais calmo que eu conheço na vida. Esse cara é um exímio negociador. Não manda carta, não levanta a voz, ele só quer conversar', disse Lula em discurso em Osasco, em um evento sobre urbanização de favelas.

O governo brasileiro tenta reabrir os canais de negociação com os Estados Unidos, até agora sem sucesso. Alckmin informou na quinta-feira que durante o final de semana teve uma conversa com o secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, em que pediu pela reabertura das negociações, mas até agora sem sucesso.

O governo brasileiro enviou uma carta aos norte-americanos em maio com propostas, ainda antes da carta de Donald Trump, até hoje sem resposta. A última reunião técnica de negociações aconteceu em junho e, de acordo com fontes ouvidas pela Reuters, todas as respostas se concentram na Casa Branca.

'É preciso conversar. E está aqui meu conversador número 1. Ninguém pode dizer que o Alckmin não quer conversar. Todo dia ele liga para alguém, e ninguém quer conversar com ele', disse o presidente. 'O dia que você (Trump) quiser conversar o Brasil estará preparado para discutir e para tentar mostrar o quanto você foi enganado com as informações que te deram. E você vai saber a verdade sobre o Brasil.'

Lula voltou a dizer que Trump, aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro, foi induzido a uma mentira ao exigir o fim do processo judicial contra Bolsonaro e cobrou que a Câmara dos Deputados tome providências contra o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), seu filho.

Eduardo está há mais de três meses nos Estados Unidos trabalhando em lobby para que o governo norte-americano adote punições contra o Brasil e contra os membros do Supremo Tribunal Federal. Segundo ele mesmo, seria o responsável por induzir as tarifas de 50% contra os produtos brasileiros e pela suspensão dos vistos de 8 dos 11 ministros do STF, incluindo Alexandre de Moraes.

A licença de Eduardo do cargo de deputado acabou na semana passada, mas o filho do ex-presidente não pretende voltar ao Brasil. Sua situação na Câmara segue indefinida.

(Reportagem de Lisandra Paraguassu, em Brasília)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.