Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Lula sanciona refinanciamento do Fies com desconto de 100% em juros e multas

Lula sanciona refinanciamento do Fies com desconto de 100% em juros e multas

Reuters

01/11/2023

Placeholder - loading - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva 27/10/2023 REUTERS/Ueslei Marcelino
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva 27/10/2023 REUTERS/Ueslei Marcelino

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta quarta-feira o refinanciamento de dívidas de estudantes com o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).

Segundo publicação do presidente na rede social X, antigo Twitter, a renegociação é destinada a contratos fechados até o fim de 2017 com débitos vencidos e não pagos até 30 de junho de 2023.

'Na verdade é quase que um Desenrola para as pessoas que estavam fazendo o Fies', disse Lula em vídeo publicado em seu perfil no X.

'No fundo, no fundo, eu posso dizer para as pessoas que estão nos ouvindo o seguinte: ô cara, se você está devendo ao Fies, está inadimplente, não se desespere. A partir de segunda-feira -- não, a partir de agora, você pode procurar a Caixa, pode procurar o MEC, e você vai cuidar de saldar as suas dívidas com muito desconto para que você volte a estudar', acrescentou.

O ministro da Educação, Camilo Santana, explicou no vídeo com Lula que cerca de 1,2 milhão de pessoas estão inadimplentes, o que totaliza 54 bilhões de reais.

'Inclusive, presidente, o aluno que ainda esteja no curso ou que já se formou e está devendo poderá ter desconto de 100% dos juros e multas que estão devendo', disse o ministro.

Santana adiantou ainda que o ministério estuda mudanças no financiamento estudantil para reforçar seu caráter social.

(Reportagem de Maria Carolina Marcello)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.