Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Lula saúda expansão do Brics e diz que bloco criou grupo para estudar moeda de referência

Lula saúda expansão do Brics e diz que bloco criou grupo para estudar moeda de referência

Reuters

24/08/2023

Placeholder - loading - Presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante cúpula do Brics em Johanesburgo 23/08/2023.     GIANLUIGI GUERCIA/Pool via REUTERS
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante cúpula do Brics em Johanesburgo 23/08/2023. GIANLUIGI GUERCIA/Pool via REUTERS

(Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva saudou nesta quinta-feira a expansão do Brics -- formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul -- após a formalização dos convites para que Arábia Saudita, Argentina, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã se juntem ao bloco no ano que vem.

Em declaração à imprensa durante reunião de cúpula do Brics, em Johanesburgo, na África do Sul, Lula também disse que o bloco criou um grupo de trabalho para estudar a adoção de uma moeda de referência para as transações entre os países do bloco, medida que vem sendo defendida com frequência pelo presidente brasileiro.

'Neste mundo em transição, o Brics nos oferece uma fonte de soluções criativas para os desafios que enfrentamos. A relevância do Brics é confirmada pelo interesse crescente que outros países demonstram de adesão ao agrupamento. Entre os vários resultados da cúpula de hoje, ressalto a ampliação do Brics, com a inclusão de novos membros', disse.

'Como indicou o presidente (da África do Sul Cyril) Ramaphosa, é com satisfação que o Brasil dá as boas-vindas aos Brics a Arábia Saudita, Argentina, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã.'

Lula sinalizou ainda que o Brics pode se ampliar ainda mais, em um momento em que o grupo busca se afirmar como um bloco representante do 'Sul Global'.

'O Brics continuará aberto a novos candidatos e, para isso, aprovamos também critérios e procedimentos para futuras adesões', disse.

Durante o encontro dos líderes dos países do Brics, também ficou definido que será estudada a adoção de uma moeda de referência para as transações entre os membros. Lula tem advogado o comércio em moedas alternativas ao dólar, citando por exemplo o caso da Argentina, importante parceiro comercial do Brasil e que tem enfrentado dificuldades em acessar a moeda norte-americana.

'Aprovamos ainda a criação de um grupo de trabalho para estudar a adoção de uma moeda de referência do Brics. Essa medida poderá aumentar nossas opções de pagamento e reduzir nossas vulnerabilidades', defendeu.

'Por fim, dedico uma mensagem especial ao querido Alberto Fernández, presidente da Argentina e grande amigo do Brasil e do mundo em desenvolvimento. Continuaremos avançando lado a lado com nossos irmãos argentinos em mais um foro internacional.'

(Por Eduardo Simões)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.