Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Lula vai mandar projeto de regulamentação de redes sociais após conversa com setores da sociedade

Lula vai mandar projeto de regulamentação de redes sociais após conversa com setores da sociedade

Reuters

13/08/2025

Placeholder - loading - presidente Luiz Inácio Lula da Silva  13/08/2025 REUTERS/Adriano Machado
presidente Luiz Inácio Lula da Silva 13/08/2025 REUTERS/Adriano Machado

Por Maria Carolina Marcello

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira que primeiro pretende conversar com setores da sociedade para depois enviar ao Congresso o projeto do governo de regulamentação das plataformas e redes sociais.

Lula já vinha batendo na tecla da regulamentação das chamadas Big Techs, mas o tema ganhou força nesta semana após a viralização de denúncia, por parte de um influenciador, sobre a adultização e exploração de menores de idade nas redes sociais.

'Nós vamos regular porque quem está atuando no Brasil tem que cumprir a legislação brasileira, e não outra legislação', disse o presidente em cerimônia e abertura da 4ª Conferência Nacional de Economia Popular e Solidária.

'Acabamos de fazer essa discussão agora lá em cima, na minha sala, e vamos mandar o projeto para o Congresso Nacional assim que a gente conversar com os outros setores da sociedade', acrescentou.

O Congresso Nacional chegou a debater um projeto -- à época chamado de PL das Fake News -- com controles mais rígidos e responsabilidade delimitada para as plataformas sobre o que abrigam, mas a proposta não avançou após forte articulação contrária das Big Techs que acabou contando com apoio da bancada evangélica e de bolsonaristas.

O embate sobre a responsabilização de empresas e sua submissão à legislação brasileira não ficou restrito ao Legislativo e também foi tema de embates no Supremo Tribunal Federal (STF), que chegou a suspender temporariamente o funcionamento do X no país por descumprimento de determinação judicial e da legislação brasileira.

Mais recentemente, as tentativas brasileiras de impor limites às empresas foram foco de críticas do governo dos Estados Unidos, usando-as como um dos motivos para impor tarifas a produtos brasileiros que entram naquele país.

'Só tem um jeito de uma empresa não querer ser regulada aqui no Brasil: é ela não estar no Brasil', disse Lula nesta quarta-feira.

'Mas se estiver no Brasil, vai ter que ser regulada.'

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.