Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Ibama deve estar satisfeito com teste da Petrobras na Foz do Amazonas, diz Lula

Ibama deve estar satisfeito com teste da Petrobras na Foz do Amazonas, diz Lula

Reuters

09/09/2025

Placeholder - loading - Navio-sonda a serviço da Petrobras, que pode ser enviada para perfuração na Bacia da Foz do Rio Amazonas, é visto na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, Brasil 20/05/2025 REUTERS/Pilar Olivares
Navio-sonda a serviço da Petrobras, que pode ser enviada para perfuração na Bacia da Foz do Rio Amazonas, é visto na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, Brasil 20/05/2025 REUTERS/Pilar Olivares

Atualizada em  09/09/2025

Por Lisandra Paraguassu e Fabio Teixeira

BRASÍLIA/RIO DE JANEIRO (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira que o órgão ambiental Ibama deve estar satisfeito com os resultados de um simulado de emergência realizado pela Petrobras na Bacia da Foz do Amazonas, em águas profundas do Amapá, antes de uma avaliação oficial do Ibama.

Em agosto, a Petrobras realizou um amplo simulado de emergência, acompanhado pelo Ibama, que visa mostrar sua capacidade de lidar com um eventual acidente da região. A atividade é tida pela Petrobras como a última etapa antes que o órgão decida se dará o seu aval para uma perfuração exploratória na bacia.

'A Petrobras já fez o teste (simulado), o Ibama deve estar satisfeito com o resultado da pesquisa, e o Ibama agora vai dar a licença para a gente fazer a primeira experiência', disse Lula, em uma entrevista ao canal de notícias local Rede Amazônica.

Apesar das afirmações de Lula, a equipe técnica do Ibama ainda não concluiu um relatório sobre o simulado e também não terminou a avaliação sobre se ele foi bem-sucedido, disse uma fonte com conhecimento do assunto à Reuters.

O relatório precisa ser concluído antes que o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, tome a decisão final de conceder ou negar a licença. Antes da realização do simulado, a equipe técnica do Ibama recomendou ao órgão que negasse a licença, mas Agostinho manteve o processo em curso e deu o seu aval para que o simulado ocorresse.

O Ibama e a Petrobras não responderam imediatamente a pedidos de comentários.

Há muito tempo Lula pressiona o Ibama para que conceda à Petrobras uma licença para perfurar na região ambientalmente sensível, que é considerada a melhor alternativa para a abertura de uma nova fronteira exploratória no Brasil.

'Queremos preservar a Amazônia não como uma coisa intocável, mas que seja explorada, no mar ou em terra, da forma mais responsável', disse Lula, na entrevista à Rede Amazônica.

O setor petrolífero acredita que há um potencial significativo para a descoberta de grandes reservas de petróleo e gás na Foz do Amazonas, com base em grandes descobertas em regiões geologicamente semelhantes no Suriname e na Guiana.

Entretanto, há resistência por parte de segmentos da sociedade e do próprio governo, devido aos riscos socioambientais associados à exploração.

O Ibama já havia negado uma licença para a Petrobras em 2023, mas retomou o processo após um pedido de reconsideração da companhia, que veio com mudanças em seu planejamento exploratório.

Na entrevista, Lula afirmou ainda que a Petrobras é uma empresa que tem a mais importante experiência de prospecção de petróleo em águas profundas e defendeu que os recursos dos combustíveis fósseis são importantes para financiar a transição energética.

'O combustível fóssil do petróleo pode ser o dinheiro que falta para a gente fazer a revolução na nossa transição energética. Nós temos que ter um equilíbrio entre necessidade de preservação e necessidade de fazer a prospecção correta', afirmou.

(Por Fábio Teixeira e Lisandra Paraguassu)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.