Banner A1 Ads - Hero Banner
Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Lutnick espera que crescimento dos EUA no 1º trimestre seja superior a 5% e alerta UE contra retaliações

Lutnick espera que crescimento dos EUA no 1º trimestre seja superior a 5% e alerta UE contra retaliações

Reuters

20/01/2026

Placeholder - loading - Secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, participa do Fórum Econômico Mundial, em Davos, Suíça 20 de janeiro de 2026 REUTERS/Denis Balibouse
Secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, participa do Fórum Econômico Mundial, em Davos, Suíça 20 de janeiro de 2026 REUTERS/Denis Balibouse

DAVOS, Suíça, 20 Jan (Reuters) - O ⁠secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, disse nesta terça-feira esperar que o crescimento do Produto Interno Bruto do país ultrapasse 5% no primeiro trimestre de 2026, acrescentando que seus juros eram muito altos e estavam impedindo um crescimento mais forte.

Lutnick também alertou a União Europeia para não retaliar as ameaças de tarifas do presidente norte-americano, Donald Trump, em relação às suas ​tentativas de obter o controle da ⁠Groenlândia ⁠pelos EUA.

'Nossos juros deveriam ser muito mais baixos para que nossa economia possa finalmente florescer. Acho que vamos crescer mais de 5% do PIB neste trimestre, e isso é para a economia de US$30 trilhões ‌dos EUA', disse ele na reunião anual do Fórum ​Econômico Mundial em Davos.

'E se os ‌juros fossem ​mais baixos, ​você nos veria atingir 6%, o que está nos impedindo somos nós mesmos', disse Lutnick durante um painel de discussão no ​evento na Suíça.

Lutnick, cuja agência supervisiona o Escritório de Análise Econômica, que prepara os dados do PIB dos EUA, disse que sua perspectiva era sua opinião pessoal.

A relativa paz comercial pode ser abalada, no entanto, pela ameaça de Trump de impor tarifas aos países que resistirem à aquisição da Groenlândia pelos EUA e à possível retaliação da UE.

Se a UE prosseguir com essa retaliação, disse Lutnick, 'voltaremos à escalada tarifária do tipo olho por olho'.

Lutnick disse que ameaças ⁠semelhantes foram feitas quando Trump impôs pela primeira vez tarifas ‌sobre produtos da UE no ⁠ano passado, mas os dois lados chegaram a um acordo comercial.

Ele previu um resultado semelhante desta vez. 'Se vamos ‍ter uma confusão, que assim seja. Mas sabemos onde isso vai acabar. Vai ​terminar ‌de uma maneira razoável'.

(Por David Lawder, Chris Thomas e Shubham Kalia)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.