Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Macron anuncia reforma do Museu do Louvre

Placeholder - loading - O Museu do Louvre, em Paris 23/01/2025 REUTERS/Gonzalo Fuentes
O Museu do Louvre, em Paris 23/01/2025 REUTERS/Gonzalo Fuentes

Publicada em  

Por Dominique Vidalon

PARIS (Reuters) - A França vai começar uma reforma de seis anos no Louvre, em Paris, ampliando o museu mais visitado do mundo para abrir espaço para as enormes multidões que agora lotam o palácio às margens do Sena, disse o presidente Emmanuel Macron nesta terça-feira.

Uma nova entrada facilitará o acesso, e um espaço dedicado com uma entrada separada abrigará a atração principal do museu de arte, a Mona Lisa de Leonardo da Vinci, disse Macron durante uma visita ao museu.

A partir do próximo ano, o museu também cobrará uma taxa de entrada mais alta para visitantes de fora da União Europeia, disse.

A presidente do Louvre, Laurence des Cars, alertou na semana passada que a construção centenária -- que já foi um palácio luxuoso para reis franceses -- estava em estado lamentável, com vazamentos e oscilações de temperatura que poderiam colocar em risco a conservação das obras de arte.

Uma visita tornou-se 'uma provação física', com obras de arte difíceis de encontrar em um layout confuso e pouco espaço para os visitantes fazerem uma pausa, comerem ou usarem o banheiro, disse Des Cars.

O Louvre recebe atualmente 9 milhões de visitantes por ano, mais do que o dobro dos 4 milhões para os quais foi projetado quando foi modernizado na década de 1980. A reforma aumentará a capacidade para 12 milhões, disse Macron.

Ele não informou a estimativa de custo da reforma, mas disse que ela deve ser financiada com recursos próprios do Louvre, vendas de ingressos, patrocínios e ganhos de seu museu irmão em Abu Dhabi e, portanto, 'não pesará sobre o contribuinte'.

(Reportagem de Dominique Vidalon, Geert De Clercq)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. macron anuncia reforma do …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.