Madonna: primeiro álbum da artista completa 40 anos
Relembre os principais sucessos do primeiro disco da rainha do pop
Fabian Noda
27/07/2023
No dia 27 de julho de 1983, há exatamente 40 anos, a rainha do pop lançou o seu primeiro álbum de estúdio - “Madonna”, e mudou para sempre o rumo da indústria da música. Na época, o disco homônimo estreou no Billboard 200 e emplacou 3 singles no top 20 do Billboard Hot 100.
Desde então, Madonna reinventou o conceito de videoclipes, inspirou uma onda feminista, trouxe uma série de tendências fashionistas e passou a ser considerada um dos nomes mais influentes da história do entretenimento. Assim, para comemorar o aniversário de quatro décadas da sua estreia, a Antena 1 separou algumas curiosidades sobre o álbum que a apresentou para o mundo. Confira:
“Madonna” foi o álbum responsável por revelar uma das artistas mais bem-sucedidas da história. Mas além disso, foi um projeto eternizado como uma das principais estreias pop de todos os tempos, contendo grandes sucessos como “Everybody”, “Holiday”, “Borderline” e, é claro, “Lucky Star”.
O disco estreou em 190º lugar no Billboard 200, gráfico que contabiliza e ranqueia os álbuns mais populares do Estados Unidos. Já no ano seguinte, Madonna escalou até a oitava posição do chart e, desde então, manteve-se na lista por 168 semanas - maior sequência da sua carreira.
Quanto aos singles, a balada dançante “Everybody” estreou um ano antes do lançamento oficial do álbum e foi o hit responsável por introduzir a rainha ao rádios e clubes de disco de Nova York. A canção foi a primeira a atingir o terceiro lugar do Billboard 's Dance Club Songs, categoria que a artista emplacou mais de 50 músicas ao longo da sua carreira.
Em sequência, o single dupla face, contendo os hits “Holiday” e “Lucky Star” fez o disco, de fato, decolar. O vinil conquistou o primeiro lugar histórico do Billboard 's Dance Club Songs e, eventualmente, tornou-se o primeiro single da cantora a entrar no Billboard Hot 100.
“Holiday” foi um sucesso no mainstream e um hino para comunidade LGBT, mas “Lucky Star” foi a composição que, de fato, rompeu barreiras para a cantora. Com a canção, Madonna trouxe à tona o empoderamento feminino, exalou a sua sexualidade, transcendeu os clubes de dança, passou a ser promovida pela rádio pop e conquistou o seu primeiro hit da top 5 do Hot 100.
“Lucky Star” foi eleita a melhor canção do disco pela Billboard e apontada como um dos principais pilares para a solidificação da carreira da estrela, que há quatro décadas, brilha e encanta todos os cantos do planeta.
O álbum homônimo também trouxe a primeira das 38 músicas (recorde mantido por quase duas décadas) da cantora a atingir o top 10 do Hot 100. “Borderline”, com um vocal imponente, tornou-se uma das principais músicas da década e a segunda mais importante do disco, segundo a Billboard.
Veja também:
ARTISTA DA SEMANA ED SHEERAN: 'PERFECT' VIRALIZA NAS REDES SOCIAIS
TBT: HÁ 38 ANOS, PARCERIA ENTRE EURYTHMICS E STEVIE WONDER ALCANÇA FAMA
Fabian Noda