Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Mais de 12 empresas mostram interesse em descobertas de petróleo da Galp na Namíbia, dizem fontes

Mais de 12 empresas mostram interesse em descobertas de petróleo da Galp na Namíbia, dizem fontes

Reuters

02/07/2024

Placeholder - loading - Logo da Galp em posto perto de Lisboa
Logo da Galp em posto perto de Lisboa

Por Ron Bousso e Sabrina Valle e Sergio Goncalves

LONDRES (Reuters) - Mais de 12 petroleiras, incluindo Exxon, Shell e a Petrobras, manifestaram interesse em comprar uma participação de 40% na principal descoberta de petróleo offshore da Galp Energia na Namíbia, disseram fontes próximas ao processo de venda.

A descoberta de Mopane pela Galp, que se estima conter pelo menos 10 bilhões de barris de petróleo e gás equivalente, poderá ser avaliada em mais de 10 bilhões de dólares, segundo algumas estimativas.

A Galp lançou em abril o processo de venda de metade da sua participação de 80% na Licença de Exploração de Petróleo 83 (PEL 83), bem como do direito de se tornar a operadora.

Mais de uma dúzia de empresas, incluindo Exxon Mobil, Chevron, Shell, TotalEnergies, Petrobras, Woodside Energy e a produtora norte-americana Apache Energy assinaram acordos para acessar dados geológicos do campo, disseram quatro fontes.

Várias empresas também fizeram ofertas indicativas e não vinculantes pela participação no final do mês passado, disseram.

As identidades dos concorrentes e suas ofertas não foram reveladas. Esperava-se que a maioria das empresas oferecesse um pagamento adiantado em dinheiro à Galp e cobrisse a participação da empresa listada em Lisboa no desenvolvimento do campo, disseram as fontes.

Uma decisão sobre o desenvolvimento do campo depende de mais trabalhos de exploração e avaliação, acrescentaram.

Galp, Chevron, Shell e TotalEnergies não quiseram comentar. Exxon, Woodside e Apache não responderam imediatamente aos pedidos de comentários.

A Petrobras não quis comentar o processo de licitação, mas disse que estava 'avaliando oportunidades para expandir as reservas de petróleo, inclusive no offshore da África'.

A empresa nacional de petróleo e gás da Namíbia, Namcor, que administra o centro de dados petrolíferos em nome do governo, não quis comentar.

A Namíbia, que não tem produção de petróleo e gás, atraiu enorme interesse de empresas internacionais de energia nos últimos anos, após uma série de descobertas da TotalEnergies, Shell e Galp.

Nenhuma empresa decidiu avançar ainda com o desenvolvimento do campo, embora a TotalEnergies tenha dito que espera tomar uma decisão até o final do ano.

O forte interesse no desenvolvimento de uma nova bacia reforça as expectativas do setor de que a demanda de petróleo e gás permaneça forte durante anos, mesmo enquanto o mundo procura reduzir a sua dependência dos combustíveis fósseis.

(Reportagem de Ron Bousso, Sabrina Valle e Sergio Gonçalves; reportagem adicional de Wendell Roelf)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.