Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Mais de 170 entidades pedem fim do novo sistema de distribuição de ajuda em Gaza

Mais de 170 entidades pedem fim do novo sistema de distribuição de ajuda em Gaza

Reuters

01/07/2025

Placeholder - loading - Palestinos em busca de ajuda em Rafah  5/6/2025   REUTERS/Stringer
Palestinos em busca de ajuda em Rafah 5/6/2025 REUTERS/Stringer

Por Olivia Le Poidevin

GENEBRA (Reuters) - Mais de 170 organizações não governamentais pediram nesta terça-feira que um esquema de distribuição de ajuda alimentar apoiado pelos Estados Unidos e por Israel em Gaza seja desmantelado, devido a preocupações de que isso esteja colocando civis em risco de morte e ferimentos.

Mais de 500 pessoas foram mortas em ataque a tiros em massa perto de centros de distribuição de ajuda ou rotas de transporte protegidas por forças israelenses desde que a Gaza Humanitarian Foundation começou a operar no final de maio, de acordo com autoridades médicas em Gaza.

A GHF usa empresas privadas de segurança e logística dos EUA para levar suprimentos para Gaza, contornando em grande parte um sistema liderado pela ONU que, segundo Israel, permitiu que militantes desviassem a ajuda. As Nações Unidas chamaram o plano de 'inerentemente inseguro' e uma violação das regras de imparcialidade humanitária.

Até o início da tarde de terça-feira, em Genebra, onde a declaração conjunta foi divulgada, 171 instituições de caridade haviam assinado o pedido para que os países pressionem Israel a interromper o esquema da GHF e restabelecer a ajuda coordenada pelas Nações Unidas.

'Os palestinos em Gaza enfrentam uma escolha impossível: morrer de fome ou correr o risco de serem alvejados enquanto tentam desesperadamente conseguir comida para alimentar suas famílias', diz a nota. Entre os grupos que assinaram a declaração estão Oxfam, Médicos Sem Fronteiras, Save the Children, Conselho Norueguês de Refugiados e Anistia Internacional.

Em uma resposta, a GHF disse à Reuters que entregou mais de 52 milhões de refeições em cinco semanas e afirmou que outros grupos humanitários tiveram 'quase toda a sua ajuda saqueada'.

As ONGs acusaram a GHF de forçar pessoas famintas e fracas a caminhar por horas, às vezes em zonas de conflito ativo, para receber ajuda alimentar.

As Forças Armadas israelenses reconheceram na segunda-feira que civis palestinos foram feridos em centros de distribuição de ajuda na Faixa de Gaza, dizendo que as forças israelenses receberam novas instruções após o que chamaram de 'lições aprendidas'.

(Reportagem de Olivia Le Poidevin)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.