Mais de 600 crianças morreram de desnutrição na Nigéria nos últimos seis meses, diz MSF
Mais de 600 crianças morreram de desnutrição na Nigéria nos últimos seis meses, diz MSF
Reuters
25/07/2025
ABUJA (Reuters) - Pelo menos 652 crianças morreram de inanição no Estado nigeriano de Katsina nos primeiros seis meses de 2025, informou a organização humanitária Médicos Sem Fronteiras (MSF) nesta sexta-feira, resultado que, segundo a organização, resulta de cortes de financiamento por parte de doadores internacionais.
Katsina, no norte do país, é assolado pela criminalidade.
'Atualmente, estamos testemunhando cortes maciços no orçamento, particularmente dos Estados Unidos, do Reino Unido e da União Europeia, que estão tendo um impacto real no tratamento de crianças desnutridas', disse a MSF.
Na quarta-feira, a agência de alimentos das Nações Unidas disse que será forçada a suspender a ajuda alimentar e nutricional para 1,3 milhão de pessoas no nordeste da Nigéria, atingido pela insurgência no final de julho, diante dos estoques esgotados.
A Nigéria orçou 200 bilhões de nairas (US$130 milhões) neste ano para amortecer o déficit decorrente da retirada do financiamento ao setor de saúde pelos EUA.
A MSF disse que o número de crianças em Katsina com a forma mais grave de desnutrição aumentou cerca de 208% neste ano em comparação com o mesmo período do ano passado e 'infelizmente 652 crianças já morreram em nossas instalações desde o início de 2025'.
A criminalidade é abundante em Katsina, onde a insegurança forçou o deslocamento de muitas pessoas, levando-as a abandonar suas fazendas.
O governo, juntamente com grupos de vigilantes civis locais, tem se esforçado para conter as atividades dos bandidos.
(Reportagem de Camillus Eboh)
Reuters

