Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Mais de 8 milhões dos habitantes de SP nasceram em outros estados

Maioria dos migrantes veio da Bahia e de Minas Gerais

Redação, com informações da Agência SP

02/09/2025

Placeholder - loading - Mais de 8 milhões dos habitantes de SP nasceram em outros estados
Mais de 8 milhões dos habitantes de SP nasceram em outros estados

Dos 44,4 milhões de moradores do estado de São Paulo, 8,6 milhões nasceram em outros estados brasileiros. O levantamento da Fundação Seade, que utiliza dados do Censo Demográfico de 2022, indica que as mulheres predominam em todos os grupos de naturalidade, exceto entre os estrangeiros.

Considerando toda a população paulista, 79,7% são naturais do estado; 11,3%, do Nordeste; 4,4%, do Sudeste (exceto SP); e 3,7%, dos demais estados. Os nascidos em outros países somam 0,8%.

Entre os migrantes, destaque para baianos e mineiros, que juntos representam mais de 40% do contingente. Na sequência aparecem Paraná, Pernambuco e Ceará (30%), seguidos por Alagoas, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro e Maranhão (19%). Os demais estados brasileiros respondem por 11%.

“São Paulo se construiu como ponto de chegada de diferentes povos e continua sendo um destino estratégico de migração no país. Esse movimento marcou e ainda marca profundamente a cultura, a economia e a vida social do Estado”, afirma Paulo Borlina Maia, pesquisador da Fundação Seade.

Em relação à faixa etária dos migrantes, o estudo revela que a idade média dos moradores nascidos em outros estados é de 49 anos, contrastando com a média de 35 anos da população nascida em São Paulo. Já entre estrangeiros residentes, a idade média é de 48 anos. Essa diferença é atribuída, em parte, à maior concentração de não naturais em faixas etárias economicamente ativas.

Os dados também mostram o fluxo migratório no movimento inverso: 2,9 milhões de paulistas vivem atualmente em outros estados brasileiros. Paraná e Minas Gerais concentram 39% deles, enquanto Bahia, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio de Janeiro são destino para 28%. 16% escolheram viver em Pernambuco, Mato Grosso, Goiás e Ceará, já 17% se distribuem pelos demais estados brasileiros.

Redação, com informações da Agência SP

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.